ESPN enfrenta Amazon, NBC e Netflix pelos direitos de TV da Fórmula 1 nos EUA

terça-feira, 7 de junho de 2022 às 16:53

GP de Miami

A Fórmula 1 está fazendo um novo acordo de direitos de TV nos Estados Unidos e, graças à repentina popularidade do esporte lá, a demanda para obter os direitos de transmissão está no auge. Quatro licitantes estão na disputa por um contrato que a Liberty Media espera aumentar vinte vezes.

De acordo com o Business Insider, a ESPN está enfrentando a NBCUniversal, Amazon e Netflix para assumir a cobertura da Fórmula 1 a partir de 2023. A própria ESPN fez uma oferta de USD 70 milhões (atualmente ela paga USD 5 milhões), mas a Liberty Media agora está buscando US$ 100 milhões por ano.

Há motivação de todas as quatro empresas para investir na Fórmula 1. ESPN e Netflix merecem crédito pela popularidade da categoria estar tão alta. A ESPN pode não estar pagando muito e usar o feed da Sky Sports no Reino Unido economiza algum dinheiro, mas as corridas são gratuitas, além de comerciais mínimos durante os treinos e a classificação. Isso cultivou muita boa vontade dos fãs de F1 dos EUA e, com o plano de manter as transmissões sem comerciais, a maioria dos fãs provavelmente deseja manter as coisas como estão.

A Netflix não tem esportes ao vivo, mas eles foram uma grande influência para a Fórmula 1 com a série Drive to Survive. Embora o programa seja fortemente dramatizado e tenha incomodado alguns pilotos e fãs mais hard core, a intriga e o conflito serviram como uma introdução a muitos novos fãs para que eles realmente assistissem às corridas. Embora a direção da Netflix tenha falado sobre licitar os direitos da F1 no ano passado, a empresa está passando por uma pequena transformação devido à queda nos preços das ações e ao declínio no número de assinantes. Uma vez que, além da Apple e da Amazon comprarem direitos esportivos, faz sentido ir atrás do esporte com o qual eles têm um relacionamento mais próximo para começar sua incursão nos esportes ao vivo.

Mas a ESPN está na pole position para manter os direitos. A menos que a Amazon e a Netflix realmente ‘estourem a banca’ e ofereçam um dinheiro louco, eles estão travando uma batalha difícil devido à F1TV. A Liberty Media manteve os direitos OTT para seu próprio serviço de streaming, então se outro serviço de streaming mostrasse as corridas, isso anularia o propósito da F1TV Pro, que nos EUA custa USD 80 por ano.

100 milhões de dólares pode parecer muito dinheiro para comprar direitos de transmissão, mas as grandes ligas esportivas norte-americanas custam cerca de 20 vezes isso e nenhuma tem exclusividade tanto da NBA quanto da NFL.

AS - www.autoracing.com.br

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