Especialistas dizem que “era Vettel” na Formula 1 é improvável

quarta-feira, 12 de outubro de 2011 às 12:33

f111-vettel-cingapura-sabado615
Um trio de ex-pilotos de Fórmula 1 duvida que Sebastian Vettel vai ameaçar o recorde de sete títulos mundiais de Michael Schumacher.

Depois que o alemão se tornou o mais jovem bicampeão mundial da história da categoria, Niki Lauda previu que o recorde do famoso compatriota de Vettel poderá eventualmente ser quebrado.

Mas Damon Hill discorda. “Eles mudaram as regras porque ele (Schumacher) estava vencendo demais”, declarou o campeão mundial de 1996 à BBC. “Hoje em dia, tudo está muito mais competitivo do que nunca”.

E ainda há dúvidas sobre o fato de Vettel ser um dos grandes ou não, acrescentou Hill. “Talvez gostaríamos de vê-lo enfrentar um teste um pouco mais difícil – alguma pressão de outra equipe, um candidato ao título”, disse ele.

No entanto, Hans-Joachim Stuck se juntou a Lauda nos elogios a Vettel: “Ele tem a inteligência de um Senna ou Prost, a bravata mas não a imprudência de um Hamilton e a atenção aos detalhes de um Schumacher”.

Mas ele acrescentou: “Eu não acho que alguém será oito vezes campeão mundial nos próximos 15 anos, já que as regras atuais são muito diferentes comparadas às da era Schumacher. As equipes tinham muito mais liberdade para desenvolver seus carros”.

Escrevendo no Telegraph, David Coulthard, consultor da Red Bull, concordou: “Não vejo a Red Bull reduzindo todos à submissão como a Ferrari fez no começo dos anos 2000. As condições eram muito diferentes na época”.

“Hoje em dia, não há testes durante a temporada e todos têm a mesma fornecedora de pneus. E mesmo se a Red Bull pudesse gastar mais do que suas rivais, ela não poderia. E se você não notou, um carro da McLaren venceu a última corrida”, disse o ex-piloto da McLaren e Red Bull.

Enquanto isso, Joan Villadelprat, ex-engenheiro da Fórmula 1, notou no jornal El Pais que o projetista da Red Bull, Adrian Newey, vai perder sua inovação do difusor soprado em 2012.

“A Red Bull já levou o desenvolvimento deste carro ao limite, e vimos McLaren e Ferrari chegarem perigosamente perto durante o curso deste ano. Se Newey não conseguir tirar outro coelho de sua cartola, podemos esperar um campeonato emocionante em 2012”.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.