Especialistas defendem Leclerc e Hamilton das declarações de John Elkann

quarta-feira, 12 de novembro de 2025 às 18:01
Especialistas defendem leclerc e hamilton

Lewis Hamilton e Charles Leclerc

As recentes declarações de John Elkann, presidente da Ferrari, sobre Lewis Hamilton e Charles Leclerc geraram repercussão negativa no paddock da Fórmula 1. Analistas como Karun Chandhok, Ted Kravitz e Juan Pablo Montoya não perderam tempo em rebater as críticas. O foco das declarações de Elkann foi a postura dos pilotos e o desempenho da equipe, mas, segundo os comentaristas, a verdadeira raiz dos problemas da Ferrari está no carro, e não nos pilotos.

Karun Chandhok: a raiz do problema da Ferrari é o carro

Karun Chandhok, analista e comentarista da Sky F1, foi direto ao ponto ao analisar as críticas de Elkann. Para o ex-piloto indiano, os problemas da Ferrari não estão nas habilidades de seus pilotos. Em vez disso, a falta de velocidade do carro é a culpada. “A raiz do problema da Ferrari é que o carro nunca foi rápido o suficiente este ano”, disse Chandhok. Ele deixou claro que, se o desempenho da Ferrari fosse mais competitivo, pilotos como Lewis Hamilton e Charles Leclerc estariam na luta pelo título.

Chandhok reforçou a ideia de que a Ferrari, se tivesse um carro tão competitivo quanto a McLaren, certamente teria Leclerc e Hamilton como candidatos ao campeonato. “Se a Ferrari fosse tão boa quanto a McLaren, Charles e Lewis estariam brigando por todas as vitórias”, afirmou. Esta análise do comentarista foi corroborada por outros especialistas da Fórmula 1. Por exemplo, o campeão mundial de eSports Jarno Opmeer ironizou as críticas a Hamilton e Leclerc: “Tenho certeza de que o heptacampeão mundial e o cara que dedicou sua vida à Ferrari são o problema.” Certamente os pilotos de eSports acompanham de perto.

Quero Autoracing VIP
 

Ted Kravitz questiona as declarações de Elkann

Outro comentarista de peso da Sky F1, Ted Kravitz, também se manifestou contra as falas de John Elkann. Em entrevista ao Sky F1 Show, Kravitz contestou a ideia de que Hamilton e Leclerc deveriam se concentrar mais na equipe e menos em suas próprias necessidades. Para Kravitz, essa acusação é um “tremendo equívoco”. Afinal, segundo ele, os pilotos estão profundamente comprometidos com o desempenho da Ferrari.

“Os pilotos já estão pensando na equipe. Lewis está pensando na equipe quando diz que quer melhorar as coisas. Isso, por sua vez, o tornará mais competitivo”, afirmou Kravitz. Ele continuou: “Charles está pensando na equipe quando reconhece problemas no carro e na equipe, como o que Lewis já apontou.” O jornalista ainda ressaltou que as declarações de Elkann não refletem a realidade do que os pilotos estão tentando fazer para ajudar a Ferrari a evoluir. O que Lewis Hamilton e Charles Leclerc pensam?

Reações e expectativas: o que os pilotos da Ferrari vão dizer

A polêmica envolvendo o presidente da Ferrari levou Kravitz a questionar como Lewis Hamilton e Charles Leclerc reagiriam publicamente aos comentários de Elkann. “Os pilotos estão claramente tentando melhorar a equipe, e suas ações falam mais do que palavras. Mas o que Lewis e Charles vão dizer em resposta? ‘Está tudo bem para mim, não tem problema’?”, destacou Kravitz. Ninguém vai acreditar nisso.

Este episódio reflete um cenário mais complexo para a Ferrari. A equipe, apesar de contar com dois pilotos de altíssimo nível, ainda não conseguiu entregar um carro competitivo o suficiente para vencer um Grande Prêmio. Além disso, brigar pelo título mundial não acontece com a Ferrari desde 2007. Naquela época, Kimi Raikkonen se sagrou campeão num carro vermelho. Desde 2007, a Ferrari teve pilotos como Felipe Massa, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Raikkonen de novo, Carlos Sainz, Charles Leclerc. Todos não conseguiram mais títulos para a Scuderia. A interação entre os pilotos e a direção da equipe, especialmente nas palavras de John Elkann, continua a gerar debates. Portanto, há questões sobre a abordagem da Ferrari em relação ao desenvolvimento de seu carro e à gestão de sua equipe.

Os desafios da Ferrari na Fórmula 1

Os três últimos GPs da Fórmula 1 2025 prometem ser uma fase de muitos desafios para a Ferrari. A questão central, segundo os comentaristas, é a performance do carro. Enquanto John Elkann sugere que os pilotos deveriam pensar mais na equipe, outros analistas, além de Karun Chandhok e Ted Kravitz, enfatizam que a raiz do problema está na falta de velocidade do carro. Além disso, a Ferrari terá de fazer ajustes de acerto e na abordagem estratégica, já que desistiram desse carro há meses. Ela também precisa melhorar muito sua operação de corrida – como a Red Bull fez em Interlagos – , se quiser voltar a ser uma ameaça constante nas disputas por vitórias e títulos. Especialistas defendem Leclerc e Hamilton, mas o foco precisa ser no carro e na operação da equipe de corrida como um todo.

Juan Pablo Montoya enfático em relação a Hamilton

“A frustração de Hamilton vem do fato de ele sentir que está fazendo mais do que a Ferrari está fazendo por ele. Acho que ele se sente muito empenhado em fazer as coisas darem certo, mas a equipe não está à altura.”

“Se você der a Lewis as ferramentas certas e o carro certo, ele se torna imparável. Ele dará absolutamente tudo no ano que vem porque não quer deixar a Fórmula 1 sem o seu oitavo título. Ou ele vence ou ‘morre’ tentando.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.