Equipes removem tinta de carros: “Peso é problema para todas, menos uma”

domingo, 3 de abril de 2022 às 10:05

Valtteri Bottas – Alfa Romeo 2022

Com exceção do C42 da Alfa Romeo, todos os carros de Fórmula 1 estão acima do peso. Livrar-se desse peso está se mostrando um desafio devido às limitações impostas pelo teto orçamentário. Portanto, cada grama extra, sempre que possível, é retirada do carro. Aqui e ali, até a pintura é raspada dos carros.

Os novos carros para 2022 ficaram muito mais pesados. Como resultado, o peso mínimo aumentou de 752 para um recorde de 798 quilos. A única equipe que conseguiu ficar abaixo do limite foi a Alfa Romeo. Eles até tiveram que adicionar lastro extra para atender ao limite inferior.

O RB18 da Red Bull Racing também sofre de excesso de peso, confirmou Helmut Marko. O limite de orçamento significa que as equipes não podem mais colocar tudo para resolver esse problema o mais rápido possível e, portanto, soluções provisórias criativas estão sendo criadas.

Por exemplo, várias equipes retiraram a pintura de peças. A Aston Martin indicou anteriormente que não estava pintando algumas peças para economizar 350 gramas. Outras equipes também estão recorrendo a essa solução. “Uma pintura completa pesa cerca de seis quilos”, disse o diretor da Alfa Romeo, Beat Zehnder, à revista alemã Auto, Motor und Sport.

Então a Red Bull também teve que fazer isso: a equipe austríaca removeu a pintura dos dois elementos inferiores da asa após o teste no Bahrain. O mesmo vale para Mercedes, McLaren e Williams, que removeram tinta de várias partes.

Como o chefe da equipe da McLaren, Andreas Seidl, confirmou: “O peso é um problema para todas, exceto uma”. Assim, a Alfa Romeo pode desfrutar de uma vantagem por enquanto.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.