Equipes ganham concessão sobre as regras futuras da Formula 1

terça-feira, 16 de outubro de 2012 às 10:22

As equipes da Fórmula 1 garantiram uma importante concessão sobre o governo futuro da categoria antes da reunião decisiva com a FIA e Bernie Ecclestone na próxima semana, revelou o site Autosport.

O presidente da FIA, Jean Todt, e o chefe executivo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, deverão se reunir com as equipes em Paris no dia 23 de outubro para tentar progredir no acerto de um novo Pacto de Concórdia.

Fontes revelaram que a FIA e Ecclestone voltaram atrás nos planos de limitar a influência sobre o processo de elaboração das regras apenas às seis primeiras equipes, o que havia sido destacado como um problema importante.

Foi revelado no mês passado que as sete equipes escreveram a Todt expressando suas preocupações em relação a possíveis mudanças na maneira como a categoria é governada. Outras preocupações – que não podem ser resolvidas antes da reunião – incluem um aumento dramático nas taxas de inscrição e a exigência de que a FIA seja mais rígida no controle de custos.

As equipes escreveram: “Nós aceitamos que pode haver a necessidade de rever a composição e a operação de uma Comissão da Fórmula 1, mas não desejamos diminuir a autoridade das equipes em tal fórum”.

“Em relação à estrutura da Comissão da Fórmula 1 renovada a partir de 2013, estamos preocupados com a composição proposta, com uma redução de doze para apenas seis equipes. Manter o status quo atual é a opção preferida”.

Originalmente, Ecclestone estava disposto a revisar a Comissão da Fórmula 1 para torná-la uma entidade com 18 homens, sendo seis representantes das equipes, seis membros da FIA e seis membros da Formula One Management.

A presença de apenas seis equipes – que seriam Ferrari, Red Bull, McLaren, Mercedes, Williams e Lotus – significava que as outras competidoras efetivamente não poderiam influenciar como as regras são propostas pela FIA.

Contudo, em meio à preocupação geral com a situação, soube-se que a estrutura do governo futuro será revisada. Uma versão mais moderna da Comissão da Fórmula 1 atual – que incluirá representantes de todas as equipes – continuará em vigor como a entidade final para aprovar ou rejeitar mudanças de regras antes de elas serem submetidas à FIA.

A entidade de 18 homens com os membros das equipes/FIA/FOM agora se tornará um “comitê de direção” que vai trabalhar nas decisões estratégicas de longo prazo para a categoria e atuará como o primeiro ponto de debate para mudanças de regras ou melhorias na categoria.

Ela ficará encarregada de comandar a consulta direta da FIA às equipes sobre assuntos específicos e então escolherá a melhor maneira de implementar mudanças no regulamento. Quando aprovadas, elas serão submetidas à Comissão da Fórmula 1, que só terá o poder de aprovar ou rejeitar as regras propostas. Ela não poderá alterá-las.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.