Equipes ganham bônus de $1.2 milhão no teto orçamentário

terça-feira, 31 de agosto de 2021 às 11:00

Fórmula 1

As equipes de Fórmula 1 devem ganhar um bônus de $1.2 milhão no teto orçamentário graças ao cancelamento do GP do Japão, que reduziu a temporada para 22 corridas.

O impacto da pandemia deixou a categoria na situação complicada de precisar ser flexível com seu calendário na segunda metade do ano.

Apesar das corridas em Cingapura e na Austrália terem sido canceladas porque as restrições de viagens tornaram sua realização impossível, os dirigentes da F1 conseguiram substitui-las.

Uma segunda prova na Áustria foi feita em julho para preencher uma das vagas, e a F1 deve adicionar um GP no Catar ou Bahrain em novembro para preencher a outra.

Entretanto, depois que as autoridades japonesas decidiram que a corrida de outubro em Suzuka não poderá acontecer, a F1 aceitou que não haverá substituição, o que reduzirá o número de etapas para 22.

Essa mudança acionou uma cláusula nas regras do teto orçamentário significando que as equipes ainda terão um limite extra de gastos para o evento mesmo com seu cancelamento.

Nesta temporada, o teto orçamentário da F1 é baseado no limite de $145 milhões, mas há certas exceções como marketing, salários dos pilotos, desenvolvimento do motor e viagens.

Esse limite de $145 milhões é válido para 21 corridas por temporada, com o Artigo 2.3 do Regulamento Técnico da F1 afirmando que as equipes podem gastar mais $1.2 milhão para cada GP adicionado.

Isso significa que, para o calendário original de 23 provas deste ano, o limite é de $147.4 milhões. No entanto, graças a uma cláusula nas regras, as equipes poderão manter esse número mesmo com a temporada sendo reduzida e seus custos de viagens menores.

Uma cláusula na mesma regra diz: “Se alguma competição for cancelada menos de três meses antes da data proposta (ou, onde aplicável, qualquer data remarcada), será considerado que essa competição ocorreu”.

Com o GP do Japão tendo sido cancelado no começo deste mês, bem dentro da janela de três meses, isso significa que as equipes ainda podem usar o orçamento maior de $147.4 milhões.

LS - www.autoracing.com.br

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