Todas as equipes da F1 cumpriram o teto orçamentário de 2024
terça-feira, 28 de outubro de 2025 às 9:30
Fórmula 1
A FIA confirmou que as 10 equipes da Fórmula 1 respeitaram o teto orçamentário da temporada 2024. No entanto, apenas a Aston Martin foi apontada por uma falha processual leve, sem impacto competitivo ou financeiro.
Investigação detalhada e clima de colaboração
Desde a criação do teto em 2021, a F1 tenta reduzir a diferença entre as equipes mais ricas e as que lutam na parte de trás do grid.
O limite começou em US$145 milhões e ao longo dos anos foi gradualmente reduzido até chegar a US$135 milhões para 2025.

Depois de sete meses de investigação, a FIA confirmou neste 28 de outubro que todas as equipes colaboraram integralmente.
Além disso, a federação destacou que todos os participantes “atuaram com boa fé e transparência” durante o processo, o que reforça a credibilidade do sistema.
Aston Martin cometeu falha por fatores externos
Antes do GP da Cidade do México, já se sabia que a Aston Martin havia cometido uma infração de procedimento. Contudo, havia rumores de que outra equipe também estivesse envolvida – o que acabou não se confirmando.
De acordo com a FIA, a falha foi “de natureza muito leve” e resultou de circunstâncias imprevisíveis e fora do controle da equipe. Por esse motivo, nenhuma penalização financeira foi aplicada.
No entanto, para resolver a situação formalmente, a Aston Martin e a FIA assinaram, em 29 de setembro de 2025, um ABA (Accepted Breach Agreement).
Esse tipo de acordo, previsto no Artigo 6.28 do regulamento financeiro, permite que a FIA sugira uma punição e que a equipe a aceite, encerrando o caso sem prolongar o processo.
Documentação e o detalhe que gerou a falha
Conforme o regulamento, todas as equipes devem entregar os documentos de conformidade até 31 de março do ano seguinte.
Nesse caso, a Aston Martin havia preparado a documentação dentro do prazo, mas devido a imprevistos, o auditor não conseguiu assinar um documento essencial. Como consequência, o envio oficial ultrapassou o prazo limite.
Ainda assim, a FIA destacou que não houve tentativa de obter vantagem competitiva. Além disso, o órgão reconheceu que a equipe de Silverstone manteve total transparência e colaboração durante todo o processo.
Histórico e contexto recente do regulamento financeiro
Para contextualizar, em 2023, Renault e Honda também cometeram falhas processuais menores relacionadas ao teto de custos das unidades de potência. Ambas aceitaram ABA semelhantes ao da Aston Martin.
Por outro lado, em 2024, todas as fornecedoras de motor – Mercedes, Ferrari, Honda, Renault e Audi – cumpriram integralmente o limite financeiro imposto pela FIA.
Vale lembrar que apenas uma equipe ultrapassou o teto orçamentário desde a introdução da regra: a Red Bull em 2021.
Naquele ano, a equipe austríaca excedeu o limite em cerca de 5%, o que resultou em uma multa de US$7 milhões e em uma redução de 10% nos testes de túnel de vento e CFD.
Com isso, o anúncio mais recente reforça que o controle financeiro da F1 está amadurecendo. Ainda que falhas pontuais aconteçam, o sistema parece cada vez mais garantir justiça e equilíbrio competitivo dentro do paddock.
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