Equipes discutem mudança nas regras de parque fechado

sábado, 4 de novembro de 2023 às 10:20

Mercedes

As equipes de Fórmula 1 em São Paulo estão conversando sobre uma futura mudança nas regras do parque fechado para fins de semana de corrida curta, após a recente desclassificação de Lewis Hamilton no Grande Prêmio dos Estados Unidos.

O uso do parque fechado tem sido um elemento-chave para os regulamentos da F1, mas a introdução dos finais de semana de corrida curta complicou as coisas. A introdução do formato significou que as condições do parque fechado se tornaram mais ativas na sexta-feira, após a sessão de abertura do fim de semana.

Isto resulta numa redução do tempo permitido às equipes para se familiarizarem com as condições e com os seus carros.

Em Austin, tanto a Mercedes de Hamilton quanto a Ferrari de Charles Leclerc foram desclassificadas após a corrida depois que suas pranchas no assoalho estavam excessivamente desgastadas. Foi revelado que isso se deveu às condições do parque fechado, levando as equipes a ficarem inseguras sobre a altura de seus carros.

Circularam rumores em Austin de que não apenas os carros de Hamilton e Leclerc não atendiam aos regulamentos após o Grande Prêmio dos EUA. Falando de Interlagos, o diretor esportivo da Ferrari, Diego Ioverno, admitiu que as equipes estavam discutindo uma possível mudança.

“Parque fechado, estamos discutindo sobre isso”, disse Ioverno (via Autosport). “O original era evitar que as equipes fizessem coisas malucas na classificação para a corrida”.

“Acho que ainda há algum mérito nas regras do parque fechado. Provavelmente podemos relaxar algumas delas porque existem outras maneiras de controlar o que estamos fazendo. Existe a limitação do limite orçamentário, rastreamento de peças”, prosseguiu. “Não creio que nos livraremos completamente do parque fechado, mas estamos discutindo isso, entre outros, com a FIA”.

A FIA já enfrentou pedidos de mudança depois que o chefe da Red Bull, Christian Horner, chamou os atuais regulamentos do parque fechado de “uma piada”. O Comitê Consultivo Esportivo teria posteriormente realizado uma reunião sobre o assunto enquanto estava no Brasil.

A natureza forçada do parque fechado durante os finais de semana de corrida curta fez com que algumas equipes aceitassem punições no grid para o Grande Prêmio de domingo, a fim de melhorar o acerto de seus carros.

Além disso, o diretor de desempenho da Aston Martin, Tom McCullough, afirmou a importância de mudar para se adequar aos tempos, mantendo-se dentro do espírito competitivo do esporte.

“Acho que é uma questão de evoluir as regras para alcançar o que todos estamos tentando alcançar”, explicou McCullough. “Há coisas como o clima que afetam isso – um vento contrário a um vento favorável e uma grande reta podem influenciar isso e prever isso com três dias de antecedência é difícil”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.