Equipes de ponta não deverão vetar nova pontuação

quarta-feira, 24 de abril de 2024 às 9:36

Fórmula 1

Está em discussão uma proposta significativa para ajustar o sistema de pontuação na Fórmula 1, atribuindo pontos aos 12 primeiros colocados.

Nesta semana, a proposta será um tema chave nas discussões da Comissão da F1 em Genebra, um passo crítico antes da aprovação final do Conselho Mundial de Automobilismo.

Caso a FIA e a Formula One Management (FOM) aprovem a proposta, o que parece provável, apenas cinco das 10 equipes precisarão votar a favor para que ela avance.

Não é surpreendente que a maioria, se não todas, as equipes pequenas – as que mais se beneficiarão com maiores oportunidades de pontuar – sejam favoráveis.

Laurent Mekies, chefe da equipe RB, expressou seu apoio afirmando: “É claro que gosto”.

“Nós temos sete equipes de ponta. É quase impossível explicar aos parceiros que estamos lutando pelo 11º lugar que não dá nada. Eu nem vejo um lado negativo. Creio que ter boas equipes sem pontos não é bom para o esporte”.

Em uma demonstração de neutralidade, Christian Horner, chefe da Red Bull, afirmou que é “imparcial”, sugerindo uma postura favorável.

“Posso compreender que é frustrante para as equipes do pelotão intermediário terminar em 11º depois de uma ótima performance e sair de mãos vazias”, comentou Frederic Vasseur, chefe da Ferrari. “Eu venho da Alfa Romeo, lembre-se”.

Com a aprovação da Comissão da F1 e do Conselho Mundial de Automobilismo, a alteração poderá ser incorporada ao regulamento esportivo já em 2025.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.