Equipes da Formula 1 voltam a discutir sistema de punição por pontos

quinta-feira, 2 de maio de 2013 às 9:42

Acidente no GP da Bélgica de 2012

As equipes da Fórmula 1 deverão ter novas discussões a respeito da implementação de um sistema de punição por pontos aos pilotos no GP da Espanha.

Charlie Whiting, diretor de prova da FIA, deverá conversar com as equipes em uma reunião do Grupo de Trabalho Esportivo antes da corrida de Barcelona visando discutir potenciais mudanças de regras.

Segundo o site Autosport, além dos debates sobre a elaboração de um calendário de testes para 2014 – o que exigiria uma alteração no regulamento da Fórmula 1 – a agenda também inclui novas conversas a respeito da introdução de pontos de punição nas licenças.

Apesar de várias equipes terem apoiado a mudança durante as conversas iniciais sobre o assunto, ainda não houve a concordância unânime que será necessária para uma introdução nesta temporada.

Na tentativa de tentar minimizar as preocupações de algumas competidoras de que uma série de pequenas infrações de um piloto possa levar a uma punição pesada no final da campanha, a FIA já vem testando um sistema simulado para demonstrar seu impacto. Ele será avaliado na reunião visando tentar convencer os céticos.

Os pilotos querem que o sistema de punição por pontos seja introduzido porque isso acabaria com as multas que foram dadas por excesso de velocidade no pitlane neste ano.

A Grand Prix Drivers’ Association (GPDA) pediu um esclarecimento à FIA sobre essas multas, já que um acordo sobre um aumento na taxa das superlicenças deveria ter acabado com as penalizações financeiras. Após discussões com a FIA, a GPDA aceitou aguardar até que o assunto das punições por pontos seja resolvido para discutir as multas.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.