Equipes da Formula 1 terão limite de cambagem reduzido em Monza

terça-feira, 6 de setembro de 2011 às 12:03
f111-pirelli-pneu-hungria-quinta615
As equipes da Fórmula 1 receberam uma recomendação de cambagem mais conservadora da Pirelli para o GP da Itália deste fim de semana visando impedir uma repetição da controvérsia que surgiu na Bélgica.
Com a preparação para o evento de Spa tendo sido ofuscada pelo problema das bolhas nos pneus sofrido principalmente pela Red Bull, como resultado de ter passado do limite de cambagem estabelecido antes da prova, a Pirelli reagiu rapidamente para Monza.
Entende-se que as equipes foram avisadas pela Pirelli que o limite máximo em Monza é de 3.75 graus – um nível que acredita que evitará problemas de superaquecimento nas retas e também não vai prejudicar as equipes nas curvas de alta velocidade ou chicanes.
Em Spa, as equipes receberam pedidos para não passar do limite de 4 graus – mas entende-se que a Red Bull empurrou o limite para 4.3 graus. Foi isso que contribuiu para o superaquecimento dos pneus nas retas – produzindo bolhas que causaram tanta preocupação antes da corrida.
O diretor de competição da Pirelli, Paul Hembery, afirmou que lições foram aprendidas por ambos os lados após o caso de Spa. Ele acredita que a situação não se repetirá em Monza – um circuito onde as bolhas já foram um problema para as equipes no passado.
“Fornecemos limites ligeiramente reduzidos para sermos um pouco mais cautelosos”, declarou ele ao site Autosport. “Pelos dados que vimos, Monza deverá ser similar a Spa em termos de severidade. Entretanto, obviamente teremos alguns treinos no seco, julgando pela previsão – e com limites mais cautelosos, tudo ficará bem”.
“Não poderíamos ser mais conservadores do que o limite que estabelecemos, porque você poderia ter um problema nas curvas com a cambagem não se recuperando. Temos de ser cuidadosos com essas coisas, mas acreditamos que estabelecemos um nível razoável para as equipes utilizarem”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.