Equipes da Formula 1 têm dia decisivo em relação ao FRIC
quinta-feira, 17 de julho de 2014 às 9:43A Fórmula 1 está preparada para um dia decisivo em relação à controvérsia do banimento do sistema de suspensão FRIC, com as equipes tendo de optar se o mantém ou não em seus carros.
Charlie Whiting, diretor de prova da Fórmula 1, indicou na semana passada que a legalidade do FRIC poderia ser questionada, e que qualquer equipe que utilizá-lo no GP da Alemanha corre o risco de enfrentar um protesto de alguma rival.
Nesta quinta-feira, a Mercedes se tornou a mais recente competidora a confirmar que vai removê-lo de seu carro a fim de evitar quaisquer problemas, mas existe o prospecto de outras equipes contestarem o veredicto de Whiting.
Algumas ainda não estão dispostas a confirmar se irão manter o FRIC ou não, portanto há a chance de um esclarecimento dos comissários de prova a respeito de sua legalidade ser solicitado.
A posição de Whiting significa que ele só pode oferecer uma opinião sobre a legalidade do conceito. A palavra final é dos comissários de prova. Portanto, é possível que os comissários do GP da Alemanha determinem que o FRIC está dentro do regulamento, o que permitiria seu uso.
Em 2006, antes do GP da Alemanha, Whiting indicou que acreditava que o sistema de amortecedor de massa utilizado pela Renault violava as regras.
Entretanto, a Renault contestou o veredicto, mantendo o sistema em seu carro reserva para inspeção, e ele foi considerado legal pelos comissários. Mas a FIA recorreu aos seus próprios comissários, e o banimento dos amortecedores de massa acabou sendo confirmado pela Corte Internacional de Apelo.
Ninguém quer que a controvérsia do FRIC provoque um processo semelhante, mas a porta continua aberta para as equipes pedirem um esclarecimento até o final do dia se preferirem manter o complicado sistema de suspensão em seus carros.
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