Equipes da Formula 1 querem teste antecipado dos motores V6

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 às 13:25

Motor Mercedes V6 turbo

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As equipes da Fórmula 1 estão pressionando por um teste antecipado dos motores V6 turbo de 2014, em meio a temores de que apenas os três testes da pré-temporada no próximo ano talvez não sejam suficientes.

Sob as restrições atuais de testes da Fórmula 1, os novos motores não poderão ser usados nos carros até fevereiro do próximo ano – o que significa que haveria apenas algumas semanas para solucionar problemas de confiabilidade antes da primeira corrida da temporada.

O chefe da Mercedes, Ross Brawn, declarou: “Há algumas discussões úteis em andamento sobre o desafio que todos nós enfrentamos com os motores de 2014. Você pode imaginar que, da perspectiva de uma fornecedora de motor, começar em fevereiro com um novo motor e ter uma corrida em março, em nosso caso fornecendo para três equipes, é um desafio muito grande”.

“Estamos pensando em maneiras de melhorar isso, mas é cedo demais para dizer quais soluções podemos encontrar. Creio que todos simpatizam com a necessidade de buscar uma solução melhor, talvez apenas para o começo de 2014. Não prevejo nenhum teste de motores neste ano, mas talvez o programa de testes de 2014 possa ser antecipado em algum grau a fim de ajudar as fornecedoras a lidar com o desafio enorme”.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que sua equipe estaria aberta a um teste antecipado. Ele avalia que faria sentido em termos financeiros resolver quaisquer problemas rapidamente.

“Acho que, em muitos aspectos, faria sentido, mas não é uma coisa que a Renault (fornecedora da Red Bull) está pedindo”, afirmou Horner. “Obviamente, há custos associados a isso, mas provavelmente acabaria sendo um bom investimento em termos de saber se os motores são confiáveis quando você chegar à primeira corrida”.

Contudo, o diretor técnico da Lotus, James Allison, acredita que, se nenhum teste extra for agendado, haverá tempo suficiente para tornar os carros e motores confiáveis para a primeira prova.

“Do ponto de vista da confiabilidade, você pode ficar pronto em três testes? Sim”, disse ele. “Os dinamômetros são muito bons para dizer se o motor é confiável, e eles também tornam as caixas de câmbio confiáveis – isso é basicamente todo o sistema de transmissão”.

“O único ponto em aberto seria se você irá produzir um carro que tem arrefecimento suficiente. Esse é um grande desafio em 2014. Porém, os túneis de vento também não são ruins, então a maioria das coisas que seriam necessárias para colocar o carro na pista e fazê-lo funcionar estão lá, os testes seriam para trabalhar na performance”.

 

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