Equipes da Formula 1 querem evitar “choque” com os pneus de 2013

quinta-feira, 18 de outubro de 2012 às 9:18

As equipes da Fórmula 1 estão se esforçando para garantir que não haja uma repetição do “choque” que tiveram ao lidar com os pneus no começo desta temporada, depois de experimentar as especificações de 2013 da Pirelli pela primeira vez.

A Pirelli tomou sua decisão final sobre as modificações que fará na borracha do próximo ano após a recente conclusão de seu programa de testes privados. Essa informação foi fornecida às equipes a fim de que elas possam incorporar o conhecimento nos projetos dos carros do próximo ano.

A companhia também está modificando tanto os compostos quanto a construção de seus produtos para o próximo ano na tentativa de garantir que as corridas continuem emocionantes. Seus pneus também estão sendo revisados para que as equipes não enfrentem tantas dificuldades quanto em 2012 para colocar a borracha na janela operacional correta.

Depois que a Pirelli enviou seus dados de 2013, engenheiros das equipes da Fórmula 1 admitiram que não reagiram tão bem quanto deveriam diante das alterações feitas para 2012, e é por isso que eles irão encarar o assunto com muito mais seriedade desta vez.

O diretor técnico da McLaren, Paddy Lowe, declarou ao site Autosport: “Certamente, foi um certo choque para todas as equipes neste ano – e aprendemos com isso. O que tivemos neste ano em relação ao ano passado foi uma grande surpresa para todos, mas os dados (fornecidos com antecedência) realmente não indicavam isso; portanto, teremos de esperar para ver”.

“Os dados lhe dizem certos fatos, como o peso e o formato, e são coisas que você pode usar no desenvolvimento. Mas em termos de como os compostos se comportam ou de sua vida útil, realmente não há dados, são coisas que você descobre quando os utiliza. Vamos trabalhar duro nisso”.

O engenheiro chefe de operações da Williams, Mark Gillan, disse: “Ainda não temos todas as informações sobre o que vai acontecer no próximo ano, mas, definitivamente, estamos prestando mais atenção nisso”.

Quando lhe perguntaram se as equipes haviam subestimado as mudanças feitas para 2012, ele respondeu: “Provavelmente. Acredito que ninguém, certamente do nosso lado, pensava que a temporada iria progredir e evoluir como aconteceu – o que tornou as corridas emocionantes”.

Apesar de a Pirelli ainda estar relutante em oferecer uma explicação detalhada das alterações que fará em seus pneus, Lowe revelou que, além de um formato revisado, a borracha pesará mais em 2013.

“Os pneus são um pouco mais pesados, o que foi uma surpresa para mim”, disse ele. “Considerando que as mudanças não devem ser muito substanciais, o que, para mim, não indicaria uma grande mudança no peso, a diferença é bastante significativa”.

O diretor de competição da Pirelli, Paul Hembery, comentou a situação: “Nós começamos a explicar às equipes e elas estão recebendo as informações agora. Fazemos muitos testes e criação de dados internos a fim de ajudá-las com seus modelos”.

“Colocamos os dados em um servidor central para que elas tenham acesso em tempo real. Elas recebem ao mesmo tempo, então ninguém tem uma vantagem. Estamos fazendo algumas mudanças nos pneus – e haverá uma diferença, particularmente na aerodinâmica. O pneu também terá um comportamento dinâmico diferente”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.