Equipes da Fórmula 1 prontas para brigarem pelo brasileiro Gabriel Bortoleto

quarta-feira, 19 de abril de 2023 às 17:39

Gabriel Bortoleto

Sites estrangeiros de automobilismo já estão maravilhados com o brasileiro Gabriel Bortoleto e começam a fazer matérias profundas sobre o paulista de 18 anos. Essa abaixo é baseada numa do GP Fans.

A sensação brasileira Gabriel Bortoleto está chamando muito a atenção com suas performances agora na Fórmula 3, e as principais equipes da F1 estão circulando para conseguir fisga-lo.

Existem vários caminhos para o auge do automobilismo para o jovem de 18 anos, e Bortoleto está pronto para um futuro emocionante com muitas opções para escolher.

Uma nação inspirada pelos lendários Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, a recente ausência do Brasil no grid da Fórmula 1 tem sido gritante.

2022 foi um ano encorajador para os brasileiros no automobilismo, já que Felipe Drugovich dominou seu caminho para o título da Fórmula 2, e 2023 promete lançar a carreira de outra estrela brasileira, já que Bortoleto continua encantando na Fórmula 3.

Basta ver o amor com que a torcida de Interlagos trata o herói adotivo Lewis Hamilton para ver que o Brasil é um país que clama por uma estrela da F1 para chamar de sua.

Muitos pilotos brasileiros tentaram se estabelecer como os pilares da F1 na última década com nomes como Lucas Di Grassi, Felipe Nasr e Nelson Piquet Jr, mas por várias razões nenhum deles vingou.

Isso tudo pode estar prestes a mudar.

“Parafuso do azul”

Há 12 meses, Gabriel Bortoleto era praticamente um desconhecido no mundo do automobilismo, mesmo entre os ávidos seguidores das categorias de base.

O jovem de 18 anos competiu no Campeonato Europeu de Fórmula Regional, mais conhecido como FRECA, terminando em sexto na classificação na última temporada, antes de subir para a F3 com a Trident.

Uma temporada respeitável, sem dúvida, mas pilotos como Paul Aron, Gabriele Mini e o campeão da FRECA de 2022, Dino Beganovic, entraram em suas temporadas de estreia na F3 este ano com mais entusiasmo.

No entanto, depois de duas rodadas e quatro corridas, Bortoleto já está chamando a atenção, com o adolescente brasileiro com 20 pontos de vantagem na liderança da classificação da F3.

Gabriel Bortoleto

O piloto nascido em São Paulo se classificou na primeira fila no Bahrain e em Melbourne, iniciando sua temporada de estreia na F3 com vitórias consecutivas em corridas em um início de campanha sem precedentes.

Seus resultados também não são simples golpe de sorte. Com uma pausa tão longa até a terceira rodada da temporada de F3 em Imola, o grid viajou para Barcelona para alguns testes no meio da temporada em abril, com quatro sessões distribuídas em quatro dias.

Bortoleto foi o piloto mais rápido em três dessas sessões.

E, no entanto, ele continua sem vaga em uma academia de pilotos de F1. É improvável que seja o caso por muito tempo, no entanto.

Dias de academia

O domínio de Bortoleto no Bahrain e em Melbourne indica que ele tem tudo para manter uma disputa sustentada pelo título em 2023, e seria uma surpresa não ver o jovem de 18 anos no grid da F2 na próxima temporada.

Os diferentes caminhos tomados por nomes como Nyck de Vries, Oscar Piastri e Logan Sargeant indicam por que escolher a academia de pilotos certa pode fazer ou quebrar sua carreira na F1, então, quando as ofertas chegarem, é crucial que Bortoleto escolha sabiamente.

Com uma rápida graduação para a F2 esperada para Bortoleto, 2026 será o ano limite para sua entrada na F1 após três temporadas na segunda divisão do automobilismo.

Com as academias de pilotos de F1 ficando mais saturadas ano após ano, esses são os caminhos mais prováveis para a próxima grande esperança do automobilismo brasileiro.

Avenidas fechadas

Dos nove programas de pilotos juniores na F1, quatro seriam destinos improváveis para Bortoleto.

A Mercedes está depositando suas esperanças de longo prazo em George Russell se tornar um líder de equipe, enquanto o prodígio italiano Kimi Antonelli é considerado uma das perspectivas mais quentes das últimas décadas. Além disso, com um futuro incerto de Lewis Hamilton, Frederik Vesti também é uma opção, então há pouco espaço em Brackley.

O programa júnior da Sauber também seria um risco para Bortoleto, dada a aquisição acordada da Audi em 2026. A fabricante alemã já está ligada a Mick Schumacher e Carlos Sainz, enquanto Valtteri Bottas, Zhou Guanyu e Theo Pourchaire seriam opções devido a seus laços atuais com a equipe.

O histórico da Alpine com pilotos juniores, principalmente Oscar Piastri, será desanimador para qualquer potencial recruta. Acredita-se que Pierre Gasly e Esteban Ocon sejam os líderes de longo prazo da equipe, e em Jack Doohan, Victor Martins e Gabriele Mini, eles já estão cheios de talentos.

Embora seja o nome de maior prestígio da F1, a Ferrari representaria um caminho difícil para Bortoleto. Callum Ilott e Robert Schwartzman falharam em dar o passo para a F1 depois de terminar em P2 na classificação da F2, e Oliver Bearman e Dino Beganovic seriam rivais ferozes no caminho para a F1.

As Haas também são uma opção irreal para o adolescente, dada a falta de presença no âmbito da academia de pilotos e a recente mudança de atitude em relação à contratação de jovens pilotos.

Aston Martin
De todos os potenciais destinos de academias de pilotos, a Aston Martin é a única com a qual Bortoleto tem vínculo atualmente.

O brasileiro juntou forças com a empresa de gestão ‘A14’ de Fernando Alonso e pode ser apontado pelo espanhol como um potencial antecessor, caso continue seu rápido ritmo de desenvolvimento.

Bortoleto se juntaria ao compatriota e atual campeão da F2, Felipe Drugovich, como o único membro atual da recém-formada academia de pilotos da Aston Martin.

Williams

Embora a Williams possa não ser a equipe mais competitiva do grid em 2023, a equipe de Grove está subindo após a chegada do importante funcionário da Mercedes, James Vowles, como diretor técnico.

Além disso, a Williams lançou as carreiras de seis dos atuais 20 pilotos da F1, enquanto nomes como Ayrtin Senna, Nelson Piquet, Rubens Barrichello e Felipe Massa chamaram a equipe de lar durante suas ilustres carreiras.

A trajetória de Logan Sargeant na F1 deveria ser suficiente para convencer Bortoleto de que a Williams poderia ser a academia de pilotos para ele, e com uma modesta safra atual de pilotos juniores, o brasileiro seria a joia da coroa para esta equipe histórica.

Red Bull

Com os carros da Red Bull ocupando os grids da F2 e F3, a equipe baseada em Milton Keynes é a proposta mais atraente para qualquer jovem piloto que queira iniciar sua carreira na F1.

Graças aos esforços de longo prazo de Helmut Marko, a Red Bull tem sido uma das promotoras mais consistentes de talentos no topo do automobilismo desde que se juntou ao grid em 2006.

E com quatro assentos disponíveis para seus pilotos, nenhuma academia de pilotos oferece uma chance melhor de avançar do que a Red Bull.

A desvantagem para Bortoleto seria o grande volume de talentos atualmente nas fileiras da equipe.

Espera-se que Max Verstappen e Yuki Tsunoda permaneçam na atual configuração a longo prazo, mas Ayumu Iwasa, Liam Lawson, Dennis Hauger e Zane Maloney são todos candidatos em potencial para futuras vagas na AlphaTauri.

McLaren

A McLaren é indiscutivelmente a opção curinga para Bortoleto, caso o interesse esteja do lado de Zak Brown.

A equipe tem uma dupla de pilotos imensamente talentosa para o longo prazo em Lando Norris e Oscar Piastri, mas o primeiro pode se afastar da McLaren, caso seu uma equipe de ponta queira o tirar de lá.

Apesar da posição precária de Norris, o prospecto americano Ugo Ugochukwu é atualmente o único membro do McLaren Young Driver Programme.

Enquanto a dupla da IndyCar, Pato O’Ward e Alex Palou, seriam considerados, caso Norris decidisse abandonar o barco, a equipe júnior da McLaren ofereceria uma rota clara para a F1 para o brasileiro.

AS - www.autoracing.com.br

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