Equipes da Formula 1 estão dispostas a ajudar a Pirelli

quarta-feira, 30 de outubro de 2013 às 9:51

Fórmula 1

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

Equipes importantes da Fórmula 1 afirmam que estão dispostas a ajudar a Pirelli em seus testes para 2014, desde que a companhia esteja disposta a cuidar da logística e dos custos.

A Pirelli ameaçou abandonar a categoria após esta temporada se não tiver nenhuma assistência extra para testar sua borracha para o próximo ano.

Ela teme que, se não puder andar antes do primeiro teste da pré-temporada em janeiro em Jerez, pode ser tarde demais para garantir que seus pneus consigam suportar as exigências de torque dos novos motores V6 turbo.

Depois da ameaça, várias equipes disseram que estão dispostas a ajudar, mas caberá à Pirelli buscar a aprovação necessária da FIA ou bancar sozinha o teste.

Eric Boullier, chefe da Lotus, declarou ao site Autosport: “Se não nos custar um centavo, sim. Poderíamos apoiar isso”.

Toto Wolff, chefe de competição da Mercedes, disse: “Nós temos de apoiar a fornecedora de pneus da melhor maneira possível, é um caso de extrair performance e ajudar. Precisamos tentar lhes dar a quilometragem necessária”.

“É um problema de segurança, e só com base na segurança eles podem decidir qual tipo de compostos de pneu serão exigidos no próximo ano. Portanto, estamos preparados para apoiá-los se algum teste for necessário antes do início da próxima temporada”.

A situação dos testes fica ainda mais complicada porque um ajuste no regulamento esportivo da Fórmula 1 para o próximo ano, votado pelo novo Grupo de Trabalho Estratégico, significará que os carros de 2011 não poderão testar com pneus contemporâneos.

Então, para que qualquer teste possa ocorrer depois de 1º de janeiro, a aprovação unânime das equipes seria exigida, algo que foi difícil de ser conseguido no passado.

“Um dos problemas é que podemos testar um carro de 2011 por 1000km neste ano, e todas as equipes podem fazer isso”, declarou Sam Michael, diretor esportivo da McLaren. “Mas teremos o novo regulamento esportivo a partir de 1º de janeiro. Ele dividiu os carros atuais, carros anteriores e carros históricos em três categorias”.

“Os carros atuais serão de 2013/2014/2015, e os anteriores de quatro anos antes disso. Qualquer um anterior a 2009, como o antigo carro de James Hunt ou de Senna, será visto como histórico. Portanto, não poderemos fornecer um carro de 2011 para testes de pneus quando entrarmos em janeiro”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.