Equipes da Formula 1 concordam com o banimento do DRS duplo

terça-feira, 31 de julho de 2012 às 12:36

F112-mercedes-asa-traseira-malasia-sexta615

Conteúdo patrocinado por: allianz-selopatrocinio

O DRS duplo será banido para 2013, após as equipes da Fórmula 1 terem concordado com uma mudança de regra que proibirá o conceito no próximo ano.

A Mercedes inovou no começo desta temporada com um design radical que canaliza o ar por meio de um orifício na lateral da asa traseira ao longo de todo o carro até a asa dianteira – que então é neutralizada quando o DRS é ativado. Isso ajuda a aumentar a velocidade nas retas.

A rival Lotus fez um protesto contra o conceito no GP da China, mas ele foi rejeitado pelos comissários de prova, que estavam convencidos de que a canalização do ar por um buraco que se abre quando o DRS é ativado não é contra o regulamento.

Apesar de ter ficado desapontada com o fracasso do protesto na época, a Lotus começou a desenvolver sua própria versão do DRS duplo, que foi testada no GP da Alemanha e deverá ser usada na corrida da Bélgica no próximo mês.

Outras equipes ainda não perseguiram a idéia, e existem preocupações entre algumas delas de que o trabalho no DRS duplo poderia provocar uma dispendiosa corrida de desenvolvimento.

Depois de discussões no Grupo de Trabalho Técnico da Fórmula 1, fontes revelaram que a maioria das equipes concordou com a necessidade de uma mudança no regulamento que as impedirá de incorporar o DRS duplo em seus carros para 2013.

Apesar de a Mercedes não ter apoiado a alteração nas regras, ela não pôde impedir o banimento, já que só era preciso que a maioria das equipes concordasse. Entende-se que as mudanças serão oficializadas pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA no final deste ano.

LS – www.autoracing.com.br 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.