Equipes da Fórmula 1 aprovam elevação do assoalho para 2023

sexta-feira, 5 de agosto de 2022 às 19:41

Pilotos Fórmula 1 2022

O site Racing News através do conhecido jornalista Dieter Rencken disse que as equipes de Fórmula 1 concordaram com uma mudança no regulamento técnico do esporte, que elevará as bordas do assoalho em 15 mm para ajudar a eliminar os quiques dos carros.

Os representantes das equipes se reuniram com o Comitê Técnico Consultivo da FIA na última quarta-feira e entende-se que foi feito um acordo para aumentar as bordas do assoalho dos carros em 15 mm.

Em uma tentativa de reduzir o quique que muitas equipes experimentaram com seus carros de 2022, a FIA havia proposto anteriormente elevar os assoalhos em 25 mm, mas isso foi recebido com oposição de metade das equipes, com muitos citando preocupações sobre os custos para redesenhar seus carros de 2023, acrescentando que seus carros atuais não foram afetados.

O chefe de equipe Mercedes, Toto Wolff, foi um defensor vocal de elevar o assoalho dos carros, citando preocupações sobre os efeitos do salto na saúde dos pilotos.

“A FIA encomendou um trabalho médico sobre os quiques”, disse Wolff à mídia.

“O resumo dos médicos é que a frequência de 1-2Hz, sustentada por alguns minutos, pode levar a danos cerebrais. Temos 6-7Hz ao longo de várias horas.”

“Então a resposta é muito fácil: a FIA precisa fazer algo a respeito.”

Red Bull contra a elevação do assoalho

Por outro lado, o líder do campeonato Red Bull, não lutou com a mesma extensão, e o chefe da equipe, Christian Horner, sugeriu que a implementação de uma mudança de regra por motivos de segurança estabeleceria um precedente indesejável.

“Acho que um compromisso precisa ser encontrado, mas é um pouco complicado porque essa mudança no regulamento é enorme. Muda todo o conceito da aerodinâmica”, disse Horner durante o fim de semana do GP da Hungria.

“E é complicado para a FIA, porque onde você traça a linha? Embora haja uma obrigação de segurança da FIA de investigar, onde essa linha termina?”

“Precisamos pedir permissão para passar de pneu slick ou molhado para pneus de chuva? Se podemos bater em uma zebra ou não? Você tem que ter muito cuidado com as consequências não intencionais dessas coisas.”

Falando exclusivamente ao Racing News depois que o aumento de 15 mm foi acordado, Horner deu um tom fleumático.

“15mm não é tão bom quanto deixar como está, mas não é tão ruim quanto os 25mm que foi originalmente sugerido. É um compromisso que teremos que incorporar para o próximo ano”, disse Horner.

“Teremos que lidar com isso e encontrar uma solução. É nisso que temos sido bons ao longo dos anos, e teremos que fazer isso com este desafio.”

Horner: O colapso do Santo Antonio é mais preocupante

Durante o fim de semana do GP da Hungria, Horner também fez referência ao acidente de Zhou Guanyu no GP da Inglaterra, onde o Alfa Romeo do piloto chinês capotou e seu Santo Antonio pareceu colapsar em seu primeiro impacto com o solo.

Horner referiu-se à falta de proteção efetiva do Santo Antonio e a uma forma que tornava o carro suscetível a cavar no chão como um perigo maior para a saúde e segurança dos pilotos do que quicar e balançar.

“A segurança é de suma importância para todos, mas deve ser levada em contexto”, disse Horner.

“Eu estaria muito mais preocupado com o tipo de Santo Antonio da Alfa Romeo. Isso precisa ser analisado do ponto de vista da proteção do piloto.”

Preocupações com a desintegração do Santo Antonio de Zhou também foram levantadas na reunião do Comitê Consultivo Técnico de quarta-feira, e entende-se que a FIA pode agir.

Para 2023, o Santo Antonis tipo faca deve ter um topo mais arredondado para reduzir o risco de cavar o chão em caso de capotamento de um carro.

Além disso, para 2024, a seção superiores dos carros de F1 terão que passar por testes de carga mais rigorosos.

AS - www.autoracing.com.br

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