Equipes da F1 pedem substituição de teste para jovens por testes coletivos já em 2013

segunda-feira, 1 de julho de 2013 às 13:18

Pneu furado de Sergio Perez

As equipes da F1 estão pressionando a FIA para substituir a seção de testes para jovens pilotos, que acontecerá em Silverstone, por uma seção normal de testes coletivos, para ajudar a Pirelli a resolver os problemas que atrapalharam alguns pilotos durante o GP de Silverstone. O esporte parece ter aceitado que algo precisa ser feito para assegurar que as explosões que aconteceram na Inglaterra não se repitam, com a FIA sob pressão para deixar as equipes usarem os pilotos titulares nos testes de julho. Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, e Christian Horner, chefe da Red Bull, acreditam que esta seção pode ser uma solução evidente para os problemas da Pirelli.

“Precisamos nos unir com todos os integrantes da categoria para resolver este problema,” comentou Domenicali. “Temos que levar em consideração que este circuito é muito abrasivo para os pneus, e acho que podemos fazer algo com a Pirelli para mudar esta situação mas, para isso, acho que precisamos usar os pilotos titulares. No ponto de vista da Ferrari, estamos preparados para ajudar a categoria de todas as maneiras possíveis,” completou Domenicali.

“Teremos uma seção de testes em Silverstone dentro de algumas semanas. Teoricamente, deveremos usar pilotos jovens, mas talvez seja melhor abrir para os titulares ou até mesmo para os reservas, que podem nos dar um retorno mais confiável sobre a situação dos pneus. A Pirelli poderia se beneficiar com isso,” comentou Christian Horner.

Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, não acredita nos benefícios de testar com os pilotos titulares no lugar dos mais jovens, e acha que a categoria não pode esperar até o final de mês de julho para resolver a atual situação.

“Acho que seria tarde demais,” falou Whitmarsh. “Isso foi sugerido ontem, mas já temos muitas informações desta pista, então não vejo o porquê de tudo isso. Temos os pneus que usamos no ano passado que podem ser reutilizados este ano e, com certeza, acho que esta seria a solução ideal.”

Charlie Whiting, diretor de corridas da F1, disse no domingo a noite que já houveram conversas sobre uma possível modificação dos testes de Silverstone e admitiu que a entidade pode autorizar os pilotos titulares a participarem da seção.

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.