Equipes da F1 não querem que nova asa seja uma falha

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 às 15:23

red-bull-rear-wingAs equipes da Formula 1 e a FIA não permitirão falhas na concepção das novas asas traseiras ajustáveis, que serão instaladas nos monopostos da categoria máxima do automobilismo mundial para esta temporada.

Existe uma preocupação sobre o impacto que o dispositivo (que permitirá a regulagem da asa de dentro do cockpit pelo piloto), trará ao esporte.

Martin Whitmarsh, presidente da Mclaren, afirmou que o novo aparato deve ser utilizado apenas se for algo que contribua muito para aumentar o sucesso da F1.

Adrian Newey, projetista da Red Bull e Stefano Domenicali, chefe de equipe da Ferrari, demonstraram preocupação de que talvez as asas ajustáveis possam deixar as corridas muito artificiais.

Mas Whitmarsh acredita que não existe razão para se preocupar quanto a isso:

“Todos os carros são difíceis de se ultrapassar em uma corrida onde eles estejam parelhos”, disse o inglês. “Na Formula 1 isto é mais acentuado, por causa do profissionalismo das equipes e da qualidade dos pilotos, então fica mais difícil. Ultrapassagem na maioria das categorias é uma consequência do erro do cara que está na frente e erros são menos comuns na Formula 1”.

“Penso que agora nos presenteamos com uma ferramenta. Se isso for um absoluto desastre, o que penso que não será, então modificar o modo de usar esta nova asa ou até mesmo não usá-la mais, será muito fácil de fazer”.

O temor de Adrian Newey é que o novo dispositivo torne as ultrapassagens fáceis demais:

“A chave será ajustar a nova asa e ir aperfeiçoando o aparato, assim as ultrapassagens ficarão mais fáceis, mas não devem ser tão fáceis”, afirmou o projetista. “Falar que ultrapssar é muito difícil é um exagero. Dificuldade de ultrapassar significa que quando alguém passar alguém, isto será verdadeiramente memorável. Se a F1 ficar igual a NASCAR, perderá o seu apelo para mim”, concluiu Newey.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.