Equipe Mitsubishi enfrenta a força da natureza no Rally Dakar

domingo, 13 de janeiro de 2013 às 16:42
Guilherme Spinelli e Youssef Haddad

Guilherme Spinelli e Youssef Haddad

A Equipe Mitsubishi Petrobras viveu um momento histórico e de muita apreensão na tarde deste sábado no Rally Dakar. Ao percorrerem um trecho descrito na planilha como um rio seco, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad foram surpreendidos por uma enxurrada (tromba d´água) gerada pelas fortes chuvas que atingiram a parte mais alta da região, e acabaram ilhados.

“Tínhamos acabado de ultrapassar dois carros quando entramos no rio. De repente, apareceu uma pequena corrente de água, depois outra que passamos com mais dificuldade e o rio começou a encher muito rápido, com um volume de água inacreditável. O carro começou a ser empurrado para traz sem que pudéssemos fazer nada”, descreveu Guiga.

Logo apareceu um helicóptero da prova, voando muito baixo e com o diretor do Dakar, Ethienne Lavigne, na porta gritando para que saíssem do carro. Guiga e Youssef foram para a margem em segurança enquanto o volume de água aumentava cada vez mais. “Ficamos torcendo para a água não levar o carro”, disse Guiga. Mas, felizmente, o rio não encheu mais e, em algumas horas, já estava praticamente seco novamente.”

“Por uma orientação de nossa equipe, deixamos o ASX Racing desligado e aguardamos por um caminhão da organização para nos tirar daquele local. Esse processo demorou muito, chegamos em Tucuman às 6h30 da manhã de domingo. Dormi um pouco e, quando acordei, fiquei surpreso em ver o carro. A equipe fez um trabalho fantástico em poucos horas e está revisando tudo, deixando o ASX Racing como novo para largarmos amanhã”, explica Guiga. “Estamos felizes e gratos por nada de grave ter acontecido a nós dois, por ainda estarmos na corrida e pelo nosso carro não ter sido perdido nessa incrível força da natureza”, comemora o piloto.

Outros competidores passaram pela mesma situação e a organização encerrou a prova alguns quilômetros antes desse rio, atribuindo o tempo do quarto colocado, 2h07min21. Com isso, a Equipe Mitsubishi Brasil está na 13ª colocação da classificação geral.

“Fizemos uma especial muito boa ontem. Hoje é dia de descanso, ideal pra recuperar as energias e fazer uma boa revisão no ASX Racing. Seguimos na prova e agora vamos nos focar nesta última semana de Dakar”, comenta Youssef.

Dia de descanso
Todo mundo merece um descanso, ainda mais depois de percorrer três países e milhares de quilômetros. O Rally Dakar faz uma pausa neste domingo (13) para que os pilotos e equipes de apoio descansem para a metade final da competição. Nesta segunda-feira, o rali retoma com a especial entre San Miguel de Tucuman e Córdoba, ainda em solo argentino.

9ª Etapa – 14 de janeiro
Deslocamento: 259 km
Especial: 593 km
Total: 852 km

Resultados – 8ª etapa – 12/1*
1) Chicherit / Garcin (FRA) – 1h55min06
2) Terranova / Fiuza (ARG) – 1h59min08
3) Gordon / Walch (USA) – 2h00min23
4) Peterhansel / Cottret (FRA) – 2h07min21
Guilherme Spinelli / Youssef Haddad – 2h07min21

Classificação geral – Rally Dakar 2013*
1) Peterhansel / Cottret (FRA) – 18h31min04
2) Al-Attiyah / Cruz (QAT) – 18h34min18
3) De Villiers / Von Zitzewitz (AFS) – 19h15min07
4) Novitskiy / Zhiltsov (RUS) – 19h19min58
5) Chicherit / Garcin (FRA) – 19h35min54
13) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad – 21h12min59

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.