Equipe Can-Am América do Sul comemora desempenho no Rally Dakar

sábado, 26 de janeiro de 2013 às 11:00
Reinaldo Varela

Reinaldo Varela

A equipe Can-Am América do Sul comemorou o desempenho do Rally Dakar com muita festa em Santiago, capital chilena. A equipe cruzou a rampa de chegada do maior rali do mundo no último domingo, durante a cerimônia de premiação realizada em frente ao Palácio de La Moneda, com 10 veículos: seis quadriciclos Renegade 800 Xxc e quatro Commander 1000.

As máquinas foram colocadas à prova e tiraram de letra o desafio formado por mais de 8.500 quilômetros em 14 dias de prova. Todos os quatro UTVs que largaram de Lima, no Peru, chegaram ao destino final. A qualidade dos produtos Can-Am também foi comprovada na categoria para os quadriciclos, já que seis dos nove veículos completaram a prova. Dos três que não chegaram em Santiago: dois ficaram fora após quedas dos pilotos Leonardo Martínez, da Bolívia, e Barry Cruces, do Chile, e o outro, do argentino Daniel Mazzucco, teve complicações por ter sido abastecido com combustível de péssima qualidade.

Além de colocar a grande maioria de seus competidores na rampa de chegada, a equipe Can-Am América do Sul confirmou resultados mais do que consistentes. O chileno Sebastián Palma foi o quinto mais rápido dos quadris e faturou o título da classe 4×4, sendo aclamado pelo público local, que o chama de “lenda do rali”. “É um grande orgulho como chileno estar em Santiago celebrando o desempenho no Dakar, ainda mais após ganhar a minha categoria e ter vencido uma etapa entre todos os quadriciclos”, lembrou o empresário de 35 anos.

O argentino Cláudio Clavigliasso, segundo da classe 4×4 e nono da geral, dedicou a medalha do Dakar à esposa, que fez aniversário no dia da chegada. “Todos esses dias e os 8.500 quilômetros de competição foram por ela”, disse o piloto, ressaltando que sua mulher deve estrear no Dakar em 2014 a bordo de um Can-Am.

Os UTVs Can-Am Commander 1000, que competiram ao lado dos carros, também foram destaque na categoria T3. O brasileiro Reinaldo Varela foi o quarto colocado da classe, na frente da dupla Francisco Lopez (Chile) / Sebastián Scholz (Argentina). Os colombianos Martha Mariño e Carlos Bustamante e os chilenos Pablo Donoso e Juan Pablo Cerda ficaram em sétimo e nono lugares, respectivamente, na T3.

“Quando embarquei estabeleci como meta terminar a prova, sem me preocupar com a posição. Certamente não viajei para passear, mas não esperava andar entre os primeiros, muito menos ser o vencedor de algumas etapas entre os concorrentes com UTV”, comentou Varela, que avaliou a pilotagem do Commander como extremamente prazerosa e possui dois títulos mundiais entre os carros da T2 no currículo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.