Envolvida em polêmicas, Pirelli ameaça deixar a F1 ao final do ano

sábado, 8 de junho de 2013 às 10:18

Paul Hembery

Rumores de que a Pirelli vai deixar a F1 ao final da temporada estão crescendo a cada dia. Fortemente criticada por seus pneus de 2013, e agora envolvida no “testgate” (o polêmico teste da Mercedes com seu carro atual), a fornecedora italiana também está descontente com a limitação de testes na categoria.

Segundo o jornal italiano La Repubblica, o diretor de esportes Paul Hembery repetiu recente ameaça de desistência da Pirelli nesta sexta-feira, “se não formos capazes de fazer alguns testes com os novos pneus antes do início da temporada. Nós não podemos continuar a trabalhar no escuro”.

“Em setembro, primeiro precisamos fornecer as especificações para o próximo ano, mas nem saberemos como vão ser os carros. Acreditamos que o pneu (de 2014) deve ser mais amplo, mas não sabemos por enquanto. Este ano, por causa da falta de testes, acabamos com esses casos de degradação, e depois, porque não podíamos ir para a pista, tivemos que remediar os problemas no laboratório”, prosseguiu o dirigente.

Ainda por cima, as equipes se recusaram a concordar com os pneus novos que iriam estrer em Silverstone no final deste mês. “Nós ouvimos que a Lotus não aceitará qualquer alteração. Se for isso mesmo, vamos usar os mesmos pneus pelo resto da temporada. Poderemos ter mais corridas com quatro pit stops, mas o que podemos fazer?”, questionou Hembery, que afirma que a Pirelli poderá ter que voltar a usar cola nos pneus de 2013, para interromper o passo de separação da carcaça.

“Ou temos o acordo de todas as equipes, que eu acho que seja improvável, ou vamos ter que ter algumas outras ideias. Não quero ter outra temporada como esta. Nosso contrato está expirando. Quem sabe, talvez eles possam encontrar outro fornecedor disposto a trabalhar no escuro”, disparou o diretor de esportes, que falou também sobre o julgamento a ser encarado pela Pirelli neste mês de junho, em relação ao teste realizado pela Mercedes em Barcelona.

“Vamos esperar pelo tribunal, mas, em seguida, vários elementos precisarão ser discutidos. Estamos falando de questões que têm um impacto claro sobre o nosso negócio. Esta não é apenas uma questão de esperar para que a verdade saia, mas também de fazer as coisas de forma diferente no futuro”, concluiu Hembery.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.