Entrevista com Pastor Maldonado

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 às 19:27

pastor maldonado entrevista autoracing 2010Como começou a sua carreira no automobilismo?

Meu pai e meu tio já competiram, então eles são muito apaixonados por automobilismo e eu herdei isso deles. Em Maracay, minha cidade, existe um kartódromo cinco minutos distante da minha casa. Quando eu tinha três ou quatro anos eu disse que queria correr, mas eu era muito novo. Então quando alcancei a idade de 7 anos, meu pai me deu um kart e eu comecei a correr. Desde aquele momento até hoje, nunca parei.

Depois do kart na venezuela, eu fui à Europa em 1998 para correr de kart em corridas internacionais, o que foi uma grande experiência para eu aprender a correr fora do meu país. Depois de estar consistentemente no topo, decidi correr na Formula Renault italiana. Venci o campeonato no meu segundo ano. Pulamos para a GP2 em 2007, mas fiz apenas meia temporada porque me machuquei. Voltamos em 2008 e terminei o campeonato em quinto, com apenas seis pontos de desvantagem para o campeão, em um campeonato muito competitivo.

Você foi campeão da GP2 neste ano, como você se sente?

Foi uma temporada incrível, fomos competitivos desde o começo e venci seis corridas. A equipe trabalhou bem e no meio da temporada eu já estava com uma boa vantagem e conquistei o campeonato em Monza.

Você acha que está pronto para a Formula 1?

A GP2 é um campeonato muito bom, realmente te prepara muito bem para a F1 e sim, e estou definitivamente pronto.

Como você se sente sabendo que correrá pela Williams ano que vem?

A Williams faz um trabalho incrível e é inacreditável estar aqui e fazer parte desta equipe. É um sonho.

O que você espera do seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello?

Certamente é um prazer tê-lo como companheiro, uma vez que ele é um piloto muito experiente. Posso aprender muito com ele. Será legal quando estivermos na América do Sul, penso que será uma equipe muito interessante.

Como você vai se preparar para a sua temporada de estréia, neste inverno?

Continuarei meu treinamento e trabalharei no simulador. Não temos muito tempo, apenas um ou dois meses antes do primeiro teste e quero estar em forma e pronto.

Você teve um dia de testes em Abu Dhabi andando no FW32. Como foi?

Foi incrível. Foi um grande momento para mim, uma vez que dias antes eu estava guiando o meu carro de GP2 e notei grandes diferenças. Melhorei volta após volta e finalizei o programa do dia, então foi uma grande experiência para mim.

Quais são as diferenças de um carro de F1 e de um da GP2?

São grandes as diferenças. A primeira é a da potência do motor, um F1 é muito potente e tem uma grande velocidade final. A segunda diferença está nos pontos de frenagem. Os freios de um F1 são muito mais duros. Finalmente, o F1 tem muito mais pressão aerodinâmica e aderência no geral.

Você será apenas o quarto venezuelano a ter dirigido um carro de Formula 1. O que isso significa para você?

Eu apenas quero dar o meu melhor, estar o mais próximo possível da ponta e extrair o máximo do carro. A equipe está trabalhando muito duro e tenho que estar perto da ponta o mais rápido possível. Sou um novato mas isto não será um problema. Tenho que me concentrar no meu trabalho agora.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.