Entre brigar contra Ferrari ou Mercedes, Marko prefere os Vermelhos

quarta-feira, 30 de março de 2022 às 13:03

Helmut Marko

O conselheiro da Red Bull, Dr. Helmut Marko, prevê que a Mercedes possa chegar ao fundo dos problemas que os atormentam nesse início de 2022, mas afirmou que prefere uma batalha pelo campeonato com a Ferrari.

Mercedes e Red Bull passaram 2021 lutando cabeça a cabeça pelo título, enquanto a Ferrari, muito longe do ritmo das duas líderes, passou grande parte trabalhando em seu novo carro antes da transição da Fórmula 1 para o novo regulamento.

Parece estar dando certo. Charles Leclerc e Carlos Sainz conquistaram uma dobradinha no Bahrain, antes da equipe de Maranello alcançar um pódio duplo atrás de Max Verstappen na Arábia Saudita, quando o campeão mundial saiu do zero na tabela após seu abandono no Bahrein.

Como resultado, o austríaco declara que há uma “nova rivalidade” na F1, mas está muito ciente de que os Prateados, oito vezes seguidas campeões de construtores, estão focados em sua tentativa de se recuperar.

“A Mercedes está mais de meio segundo mais lenta no momento, mas quem sabe, eles podem resolver seus problemas”, disse ele ao Telegraaf.

“Mas nós também não dormimos. Trabalhamos duro para desenvolver ainda mais o carro.”

Marko afirmou anteriormente que a Red Bull “sempre foi forte” antes do regulamento mudar e, apesar de muito do foco estar na última temporada, eles parecem ter acertado as novas regras onde a Mercedes tem lutado.

Embora o chefe da equipe, Christian Horner, tenha frequentemente brigado com o chefe da Mercedes, Toto Wolff, particularmente na luta entre Verstappen e Lewis Hamilton, ele testemunhou anteriormente que nunca teve problemas com o ex-chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, enquanto as duas equipes se acotovelavam entre 2010 e 2013.

Por isso Marko não prevê que a luta pelo título desta temporada atinja a intensidade do ano passado.

“Acho mais bonito lutar com a e Ferrari do que com a Mercedes. Agora é mais em um nível esportivo. Eu sei que tivemos apenas duas corridas, mas não acho que isso vá aumentar como foi contra a Mercedes”, explicou.

Distintas configurações ficaram evidentes entre Ferrari e Red Bull quando começamos a discernir mais claramente quais carros são mais fortes em quais áreas.

O Red Bull foi surpreendentemente rápido nas retas em Jeddah, mas a Scuderia dominou as partes sinuosas da pista, capitalizando a força do carro em downforce.

Verstappen ultrapassou Leclerc em outra batalha linda no final da corrida, e o piloto de 78 anos ficou entusiasmado com a intrincada luta estratégica na pista.

Se Max vê uma chance, ele vai tentar. Suas ultrapassagens são incríveis”, disse.

“Também decidimos na sexta-feira usar uma asa traseira menor, para que tivéssemos mais velocidade máxima. A desvantagem foi que perdemos alguns décimos nas partes mais sinuosas. Felizmente deu certo.”

Sergio Perez começou a corrida na pole, mas caiu para P4 por causa de uma chamada fake para Leclerc tentar um undercut e um safety-car inoportuno causado pela batida de Nicholas Latifi, e terminou a corrida em P4 atrás de Sainz, que conquistou o último lugar no pódio.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.