Entenda como os quiques tiraram potência do motor Mercedes em 2022

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022 às 19:31

UP Mercedes

A Mercedes teve que superar problemas relacionados ao motor este ano, provocados pelos sérios problemas de quiques que encontraram em seu W13.

A preocupação inicial com a UP dizia respeito ao desempenho do carro no início da temporada, quando a Mercedes era apenas uma ameaça distante para os pódios. Os efeitos nocivos dos quiques na UP também se tornaram uma preocupação, explicou a equipe.

Em um vídeo publicado pela Mercedes, Hywel Thomas, diretor da divisão de powertrain, e o chefe da equipe, Toto Wolff, discutiram o impacto dos motores na forma deste ano.

“Saímos no início da temporada com algumas oscilações na unidade de potência”, disse Wolff. “Não gostamos de certos aspectos da implantação da potência e sua dirigibilidade. E enquanto no ambiente congelado, fomos capazes de realmente aumentar o desempenho e lidar com o ambiente difícil de um carro quicando que estava quebrando seu motor.

Congelamento do hardware

“Ainda assim, fomos super confiáveis e o motor funcionou muito bem do meio da temporada até o final.”

O regulamento congelou o hardware dos motores da Fórmula 1 no início do ano, então a atual arquitetura da unidade de potência da Mercedes continuará a ser usado pela equipe e seus clientes até 2026.

“No início da temporada tivemos o congelamento do hardware”, acrescentou Thomas. “E é isso que vamos usar nos próximos três anos.”

“Portanto, tivemos um programa de desenvolvimento muito grande durante todo o ano passado e durante o inverno, apenas tentando garantir que chegássemos onde queríamos após um esforço muito, muito grande.”

Mas esse projeto não levou em consideração as forças severas que seriam aplicadas devido aos quiques – os solavancos aeros agressivos e os saltos mecânicos (suspensão) que a maioria dos carros de F1 sofreu este ano.

“Estava ficando muito claro que os nossos motores estavam sofrendo muito”, explicou Thomas. “A parte inferior dos motores.”

“Acho que quando [Wolff] veio a Brixworth (fábrica de motores da Mercedes) na semana passada e viu algumas das peças que estavam fora dos motores de corrida, foi uma grande surpresa ver exatamente o quão forte elas estavam sendo atingidas pelo solo. E quando você vê Lewis e George parecendo um pouco desconfortáveis saindo dos carros, as UPs estavam fazendo o mesmo.”

Spec 3 em 2023?

No entanto, a Mercedes teve forte confiabilidade do motor em comparação com seus rivais ao longo da temporada como um todo. Wolff creditou ao departamento de powertrain alguns dos ganhos de tempo de volta que a equipe obteve durante a segunda metade do ano.

Em 2023, caso os quiques sejam resolvidos definitivamente, a Mercedes lançará a “spec 3”, uma UP cujo hardware não muda, mas pode gerar potência máxima através do software por muito mais tempo.

AS - www.autoracing.com.br

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