Entenda as mudanças visíveis no Mercedes W14

quinta-feira, 25 de maio de 2023 às 14:17

Sidepods Mercedes W14 – Mônaco 2023

É possível ver apenas uma quantidade limitada da tão esperada atualização da Mercedes em seu W14, que já estava pronta para o GP da Emilia Romagna, mas devido ao cancelamento do mesmo, estamos vendo-a para o GP de Mônaco.

O tamanho da atualização é grande, começando por alguns ângulos da nova suspensão dianteira e imagens nítidas do novo sidepod, que confirmam as expectativas anteriores publicadas pelo Autoracing.

Muitos detalhes são impossíveis de determinar, ângulos limitados da suspensão, o fato do corpo do sidepod não estar fixado ao carro e a esperada ausência de alguma imagem do assoalho, que é a parte mais importante do pacote aerodinamicamente falando.

Não é possível determinar o que mudou no assoalho vendo somente a parte exposta de cima, pois os detalhes que importam realmente no desempenho estão por baixo.

O The Race tirou conclusões iniciais sobre o quão diferente a nova suspensão dianteira e sidepods são e o que eles pretendem alcançar.

A Mercedes priorizou claramente um melhor controle da plataforma com suas mudanças mecânicas – como ela vinha prometendo – junto com suas atualizações de carroceria.

Na suspensão dianteira, o braço triangular superior dianteiro foi movido para cima, com uma pequena dobra em vez de um braço reto, e bolhas dentro do nariz para acomodar isso.

Mas até agora não é possível ver se o triângulo superior traseiro também foi montado mais baixo – provavelmente sim, pois isso ajuda muito no sentimento dos pilotos estarem sentados mais no meio do carro e não à frente.

O Red Bull roda com cerca de 45 graus de anti-mergulho frontal, o Mercedes anterior apenas cerca de 15 graus. As mudanças que a Mercedes parece ter feito aumentam esse ângulo, mas pode ser mexido de pista para pista.

Embora os novos sidepods da Mercedes agora apresentem uma entrada de radiador horizontal (em vez de vertical) convencional, eles não são fortemente rebaixados como no Red Bull ou no Aston Martin.

Isso acontece porque a Mercedes está impedida de moldar os sidepods dessa maneira pela posição do cockpit existente e pelas estruturas de impacto lateral. É o que o chassi permite.

E isso explica por que a asa do sistema de proteção de impacto lateral (SIPS), que parece ter um perfil ligeiramente reprojetado, ainda está exposta e posicionada de forma proeminente à frente do que agora é a forma de sidepod mais convencional atrás.

A Mercedes fez uma adaptação de sidepod mais convencional dentro desses pontos fixos, o que significou abandonar o desenho único e extremamente encolhido de antes em favor de algo que se estende mais ao longo do corpo do carro, inclinando-se para trás em um estilo downwash semelhante, mas não igual, ao Aston Martin, como é claro na imagem abaixo.

O novo desenho também apresenta uma entrada de sidepod mais ampla e arredondada com um túnel sob o sidepod.

No entanto, isso parece mais rudimentar do que as outras variantes mais maduras desse estilo, com as imagens vistas até agora sugerindo um “deslizamento” muito menos pronunciado entre a borda externa do sidepod e a carroceria do motor.

Como esta é a primeira iteração desse desenho para a Mercedes, e foi organizada em torno da arquitetura existente do carro e do motor, é provável que haja muito espaço para evoluí-la ainda mais.

Um aspecto do novo desenho da Mercedes que pode se destacar quando o carro é retratado em sua forma completa é que o canhão de refrigeração retido na tampa do motor, combinado com o sidepod e downwash revisados e mais largos, deixará uma área traseira mais exposta

AS - www.autoracing.com.br

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