Enquanto isso, na Formula 1…

quinta-feira, 28 de julho de 2016 às 19:06
Fórmula 1 2016

Fórmula 1 2016

Por: Adauto Silva

Tenho recebido muitos e-mails do pessoal pedindo para que eu escreva mais colunas, afinal a última foi em maio. Confesso que tem me faltado tempo e até um pouco de disposição para escrever, já que a péssima situação econômica do Brasil também tem atingido o Autoracing com força… E isso me faz ficar mais em clientes e agências de publicidade do que atrás do teclado!

De qualquer maneira, o texto abaixo responde – com a minha opinião – a maioria das questões que o pessoal me enviou de forma bem direta.

Regras e punições na F1
Entendo que haja muitas regras na F1, já que trata-se de uma categoria extremamente complexa. Além disso, o esporte automobilismo em todas as categorias é pródigo em ter gente tentando burlar as regras o tempo inteiro, uma vez que qualquer vantagem é sempre significativa para ganhar alguns décimos de segundo, que muitas vezes são determinantes para o sucesso ou o fracasso de uma equipe.

Mas a F1 tem exagerado. A regra do rádio estava muito mal feita porque era muito subjetiva. Sou a favor de uma coisa mais radical, o banimento total do rádio ou sua liberação completa, como fizeram hoje. Agora com o rádio liberado a partir da largada as coisas ficarão muito mais claras, além de ser muito interessante ouvir aquelas conversas tensas entre pilotos e equipes durante as corridas. Ponto para a F1.

Segurança na F1
Os caras estão histéricos com isso, principalmente a FIA. Tem que haver um freio nessa paúra por segurança. É óbvio que o máximo deve ser feito para evitar acidentes feios e/ou fatais, mas isso não pode prejudicar o espetáculo. O perigo faz parte do automobilismo, assim como do motociclismo e outros esportes chamados radicais.

O tal de “halo” inventado pela Ferrari é simplesmente horrível, além de atrapalhar a visão. Hoje ele foi cancelado para 2017 pelo Grupo de Estratégia e espero que nunca mais apareça. Aquela solução tipo “canopy” da Red Bull me parece menos pior, mas se puderem evitar, melhor. Mas só pelo cancelamento do “halo” a F1 já merece outro ponto!

A proibição de passar com as quatro rodas além da linha branca que delimita a pista é outra barbaridade. Se há zebra então é para ser usada. Se o piloto passar com as quatro rodas por cima da zebra é problema dele. Se não querem que isso aconteça, então tirem as zebras, ora bolas! A F1 tem que rever isso urgentemente, pois trata-se de mais uma medida de segurança com efeito positivo baixo, mas que prejudica o espetáculo.

Hamilton vs Rosberg
Acho ótima a rivalidade deles e melhor ainda o fato da equipe Mercedes deixá-los brigar na pista sem preferências de equipamento ou estratégias. Todas as equipes deviam ser assim. Quanto mais eles brigarem melhor. Rivalidade no esporte é sempre muito bom para todos. Hamilton e Rosberg são pilotos melhores hoje do que eram 3 anos atrás graças a essa rivalidade. Para a equipe também é ótimo, pois passa para o público uma imagem de desportividade que todos esperam.

Não sei quem vai ganhar o título deste ano. Hamilton é favorito no “braço”, mas pouco. Rosberg é um piloto muito forte, mais forte do que a maioria do público imagina. Em conversas que costumo ter por Skype o ano todo e ao vivo durante o GP do Brasil, muitos insiders que acompanham a F1 há muitos anos o tempo inteiro, acham Nico um piloto de primeiríssima linha e que teria lugar em qualquer outra grande equipe para liderá-la em busca do título.

Mas Hamilton tem o problema de já estar no limite de vários componentes da unidade de potência, portanto a menos que Nico também tenha alguns problemas, vai ser muito difícil para Lewis conquistar o título deste ano.

Max Verstappen
É um fenômeno. Desde Hamilton em 2007, Max é o maior fenômeno que apareceu na F1 e ainda tem a vantagem de ser mais jovem do que Lewis em 2007. Agressivo, inteligente, muito rápido e técnico, tem tudo para dominar a F1 nos próximos anos. Lógico que vai depender de equipamento, mesmo porquê não existe milagre em esportes a motor. Sem equipamento para vencer, mesmo que o piloto seja um gênio, o máximo que ele vai conseguir é uma vitória aqui, outra acolá quando as circunstâncias permitirem.

Sua disputa contra o excepcional Daniel Ricciardo só vai fazer com que ele melhore mais rápido do que seria contra um piloto comum.

Daniil Kvyat
Em mais uma prova de que a F1 é uma máquina de moer gente, o russo perdeu totalmente o “prumo” tanto técnico quanto psicológico, depois que o rebaixaram para a Toro Rosso. Acho muito difícil que ele permaneça na F1 ano que vem.

Os brasileiros na F1
Não tenho ideia onde Felipe Massa e Felipe Nasr estarão em 2017. Ambos têm as qualidades necessárias para permanecer na F1. Massa está com 35 anos, mas ainda é rápido, focado e tem muita experiência. Seria uma pena a Williams, ou a Renault, ou a Haas não aproveitar suas qualidades para o grande desafio do novo regulamento para 2017, que mudará completamente a Formula 1 mais uma vez.

Quanto a Nasr, apesar de ser muito difícil avaliá-lo corretamente numa equipe sem grana e na qual o carro mais quebra do que anda, já provou ser muito melhor que Ericsson e obviamente merece demais outra chance num carro melhor, talvez na própria Sauber, que foi vendida para gente que, se não quiser perder todo o dinheiro que investiu, terá que melhorar o carro de qualquer maneira.

Ferrari
A saída de James Allison é simplesmente desastrosa para a equipe de Maranello. Sergio Marchionne, que já tinha assinado um atestado de estupidez no começo do ano ao afirmar que sua equipe venceria o título de 2016, provou – ao mandá-lo embora – que não tem noção da complexidade da categoria. Allison é um dos melhores engenheiros da F1 e só vai ficar desempregado caso queira mais um tempo para se recuperar da morte precoce de sua esposa.

O engenheiro que assumiu o lugar dele é Mattia Binotto, um especialista em motores, mas não em chassi e aerodinâmica, portanto sem chances de fazer o carro evoluir.

Vettel deve estar com os cabelos em pé, a menos que a Ferrari já tenha convencido Ross Brawn a voltar, o que é improvável mas não impossível!

É isso aí, até a próxima!

Adauto Silva

Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.