Engenheiro tem certeza que Newey respeita a “quarentena”
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025 às 10:48
Fernando Alonso, Adrian Newey, Lawrence e Lance Stroll
Um ex-engenheiro da Fórmula 1 tem “certeza” que Adrian Newey não está violando seu período atual de “quarentena”.
Newey, a mente técnica mais renomada da F1, chegou a um acordo com a Red Bull proibindo-o de começar a trabalhar na Aston Martin até o início de março deste ano.
Para Fernando Alonso, essa data de início torna impossível que a equipe possa sonhar com vitórias em 2025. “Os carros serão os mesmos do ano passado e será praticamente impossível para nós darmos um salto tão grande”.
Além disso, o foco principal de Newey será o projeto totalmente novo de 2026, admitindo que sua data de início em março significa que ele já está começando atrás de seus projetistas rivais.
“Estarei focado em 2026, mas Lawrence (Stroll) definitivamente vai querer que eu me envolva um pouco com o carro de 2025”, disse ele. “Se eu realmente posso contribuir com algo este ano, não tenho ideia até começar”.
“Quarentena” é essencialmente um acordo entre equipes e engenheiros, mas também é do interesse da F1 impor tais medidas.
Porém, sempre há a suspeita de que um engenheiro em “quarentena” na verdade esteja trabalhando informalmente em segundo plano.
“Tenho certeza que ele não fará isso”, disse Toni Cuquerella, ex-engenheiro espanhol de F1, ao DAZN.
“Adrian é alguém que sempre entendeu e respeitou a profissão. Sem contar que isso não lhe dá quase nada e seria arriscado demais. É um risco que ele certamente não vai correr”.
adrian newey, aston martin, f1, formula 1, noticias f1, quarentena, toni cuquerella
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.