Em Spa, pneus médios e macios para a volta da F1 após as férias de verão

sexta-feira, 22 de agosto de 2014 às 7:00

Paul Hembery

A Fórmula 1 retorna após um intervalo de três semanas com uma das corridas mais esperadas do ano: Spa-Francorchamps. Para esta etapa, foram escolhidos os pneus P Zero Branco médio e o P Zero Amarelo macio, opções mais macias em relação às do ano passado, o que possibilita estratégias diferentes. Com mais de sete quilômetros de extensão, Spa tem a volta mais longa do ano, sendo que sua mistura de retas rápidas, curvas de alta, asfalto abrasivo e ondulações exige muito dos pneus. Como se isso não bastasse, o clima variável – com tempestades frequentes – é uma das características deste pitoresco circuito, localizado na região montanhosa de Ardennes.

Com todos esses fatores, há uma alta probabilidade de safety cars durante a corrida. Nesse caso, é vital a habilidade de reagir rápido, bem como a de formular uma estratégia efetiva. Muitas vezes, pode estar chovendo em uma parte do circuito e o tempo estar seco em outra, levando a versatilidade dos carros, pneus e pilotos ao limite.

Para Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, “Spa é um dos circuitos mais épicos do ano, e uma pista que conhecemos bem pela nossa experiência com as corridas de GT e também com as 24 horas de Spa. Um pneu versátil é um elemento chave, apto a trabalhar bem dentro das variações da pista e das condições climáticas que geralmente temos na Bélgica. Apesar do desgaste dos pneus ser tradicionalmente alto nesta corrida – resultado das múltiplas forças que agem sobre o pneu – fomos capazes de selecionar pneus macios e médios pela primeira vez, desde 2011. A opção mais macia tende a ser a preferida para o treino classificatório, pois este composto é consideravelmente mais rápido. Isso acontece por causa da extensão da pista, o que significa que a estratégia é determinante: há mais tempo a ser ganho ou perdido por estar com o pneu certo, no momento certo, do que em outros circuitos. É o tipo de corrida que, nas circunstâncias ideais, é totalmente possível ir da última posição para a liderança. Por isso, é sempre uma corrida empolgante.”

De acordo com Jean Alesi, consultor da Pirelli, “Spa é simplesmente a melhor corrida no que se refere ao prazer em pilotar, mas também é muito difícil – tanto com pista seca quanto molhada. Do ponto de vista do pneu, é um circuito muito exigente. O asfalto é muito abrasivo, então o consumo de pneu é muito alto. Quando eu comecei a pilotar, nós tínhamos pneus de classificação e era realmente difícil fazer uma volta voadora, sem que se formassem bolhas. No momento em que você chega na chicane do ponto de ônibus, logo antes dos pits, os pneus já estão quentes. Agora é diferente, uma vez que os pneus são bem mais resistentes. Usa-se baixa pressão aerodinâmica, caso contrário você não teria velocidade nas retas, onde realmente se ganha tempo. A abrasividade do circuito se torna uma vantagem quanto a pista está úmida, o que frequentemente acontece. Mesmo com chuva, a aderência é boa.”

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