Em final com bandeira amarela, Tony Kanaan, enfim, fatura a Indy 500

domingo, 26 de maio de 2013 às 16:14

Tony Kanaan tomando banho de leite

Finalmente, após tantos anos batendo na trave, Tony Kanaan pode enfim fazer a festa. Faltava alguma coisa na carreira do campeão da Formula Indy (então IRL) em 2004: uma vitória nas 500 Milhas de Indianapolis. Pois agora não falta mais!

Kanaan agora se junta a Emerson Fittipaldi (89), Hélio Castroneves (2001, 2002 e 2009) e Gil de Ferran (2003), como os quatro brasileiros vencedores em Indianápolis. O dia de “filme” teve maior valor levando em consideração o quanto Tony fez para liderar a volta certa. Foram 254 voltas na liderança em todas as suas participações, e agora sim liderando a volta correta.

Kanaan, 12º no grid, foi para as primeiras posições desde o começo, e assumiu a liderança pela primeira vez logo na nona das 200 voltas. Sempre esteve entre os líderes, assumiu durante várias vezes a primeira posição, e saiu de seu sexto e último pit stop em segundo, atrás de Ryan Hunter-Reay (Andretti).

No momento da penúltima bandeira amarela, restando sete voltas, Kanaan era segundo, atrás do atual campeão da Indy. Na relargada, restando três voltas, o brasileiro foi para cima do norte-americano e retomou a liderança. Uma nova bandeira amarela encerrou a prova com a presença do Pace Car, criando um anticlimax para o público, mas fazendo justiça no Indianapolis Motor Speedway.

Quem acertou o muro e “deu” a vitória a Kanaan foi, por ironia do destino, seu grande amigo Dario Franchitti (Ganassi). O escocês era o atual vencedor da corrida mais famosa do automobilismo, mas teve uma atuação extremamente apagada nesta edição.

O estreante Carlos Muñoz foi a grata surpresa do mês de maio. Sempre andando entre os primeiros colocados, o piloto da Andretti liderou em alguns momentos e conseguiu a segunda posição, na frente de dois mais experientes companheiros de equipe: Hunter-Reay e Marco Andretti, que foram figuras constantes na liderança neste domingo. A quinta posição foi de Justin Wilson (Dale Coyne), que veio avançando nas voltas finais e foi o melhor classificado com motor Honda, em uma Indy 500 totalmente dominada pelos carros da Chevrolet.

Hélio Castroneves (Penske) andou quase o tempo todo entre os oito primeiros colocados. Ele chegou a liderar brevemente entre a 145ª e a 146ª volta, mas acabou mesmo em sexto, sem ter lutado de forma mais efetiva pela vitória. A outra brasileira, Bia Figueiredo (Dale Coyne), chegou em 15º.

AJ Allmendinger (Penske), que liderou um bom número de voltas, tinha uma tática ligeiramente diferente dos demais, parava algumas voltas antes nos boxes, e no final acabou em sétimo. Simon Pagenaud (Schmidt), Charlie Kimball (Ganassi) e o pole position Ed Carpenter (Carpenter), outro que liderou um bom número de voltas, completaram os dez primeiros.

A 97ª edição da Indy 500 teve um número recorde de 68 trocas na liderança, totalizando 14 pilotos diferentes. Em relação a bandeiras amarelas, foram poucas, apenas cinco, duas delas nas voltas finais e decisivas para o resultado.

A primeira delas foi causada por JR Hildebrand (Panther) logo na quarta volta, em uma batida de traseira no muro da curva 1. Na 35ª, Sebastian Saavedra (Conquest) ficou no muro após disputa com EJ Viso (Andretti). Na 57ª, Takuma Sato rodou sozinho na saída da curva 2, algo parecido com o que aconteceu com Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan) na 194ª. O acidente de Franchitti encerrou o dia.

A Formula Indy tem uma pausa de apenas uma semana. Nos dias 1º e 2 de junho, a categoria terá rodada dupla nas ruas de Detroit, válida pela sexta e sétima etapas.

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe/Carro Tempo/Dif.
1. Tony Kanaan KV/Chevy 200 voltas
2. Carlos Munoz Andretti/Chevy a 0.1159
3. Ryan Hunter-Reay Andretti/Chevy a 0.2480
4. Marco Andretti Andretti/Chevy a 0.3634
5. Justin Wilson Coyne/Honda a 0.8138
6. Helio Castroneves Penske/Chevy a 30086
7. AJ Allmendinger Penske/Chevy a 40107
8. Simon Pagenaud Schmidt/Honda a 42609
9. Charlie Kimball Ganassi/Honda a 56864
10. Ed Carpenter Carpenter/Chevy a 68425
11. Oriol Servia Panther DRR/Chevy a 78633
12. Ryan Briscoe Ganassi/Honda a 89216
13. Takuma Sato Foyt/Honda a 102602
14. Scott Dixon Ganassi/Honda a 113858
15. Ana Beatriz Coyne/Honda a 122657
16. Tristan Vautier Schmidt/Honda a 153045
17. Simona De Silvestro KV/Chevy a 157201
18. EJ Viso Andretti/Chevy a 178056
19. Will Power Penske/Chevy a 225403
20. James Jakes Rahal/Honda a 1 volta
21. James Hinchcliffe Andretti/Chevy a 1 volta
22. Conor Daly Foyt/Honda a 2 voltas
23. Dario Franchitti Ganassi/Honda a 3 voltas
24. Alex Tagliani Herta/Honda a 4 voltas
25. Graham Rahal Rahal/Honda a 7 voltas
26. Katherine Legge Schmidt/Honda a 7 voltas
27. Townsend Bell Panther/Chevy a 8 voltas
28. Josef Newgarden Fisher/Honda a 9 voltas
Abandonos:
Sebastien Bourdais Dragon/Chevy 178 voltas
Pippa Mann Coyne/Honda 46 voltas
Buddy Lazier        L Lazier/Chevy 44 voltas
Sebastian Saavedra Dragon/Chevy 34 voltas
JR Hildebrand Panther/Chevy 3 voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.