Em Cingapura, Shell e Ferrari comemoram 500 corridas de parceria na F1

sexta-feira, 21 de setembro de 2012 às 17:02
Fernando Alonso em 2012

Fernando Alonso

A 14ª etapa da temporada 2012 de F1, que será disputada neste domingo no circuito de rua de Marina Bay, em Cingapura, marca uma conquista histórica para Shell e Ferrari: as duas empresas comemoram 500 GPs de parceria neste final de semana.

A primeira prova que marcou o início desta associação também foi em um circuito de rua, em Mônaco, na temporada de 1950, a primeira oficial da F-1. Para celebrar os 500 GPs, Shell e Ferrari prepararam uma série de eventos, iniciados ontem com uma demonstração de Fernando Alonso, líder do Mundial, no simulador profissional “Shell Experience” em Cingapura.

“Eu já pilotei em muitos simuladores, mas o Shell Experience é um dos mais realísticos que existem no mundo. É muito bom poder explicar exatamente como uma volta no circuito de rua de Marina Bay exige tanto do piloto”, diz Fernando Alonso.

Além da demonstração feita hoje em Cingapura, os carros da Ferrari exibirão uma inscrição comemorativa (“Shell 500 Race”) na asa dianteira e na traseira. No sábado à tarde, será feita uma apresentação oficial deste marco histórico no pit lane no circuito de Marina Bay.

Apesar dos 62 anos de intervalo entre Monaco-1950 e Cingapura-2012, é possível fazer um paralelo desta 500ª prova da parceria, que será comemorada em Cingapura, com a primeira participação da marca Shelll na F-1.

As duas corridas exigem de carros e pilotos o amplo domínio da técnica de circuito de rua, com pouco espaço para erro e total precisão. Além disso, as altas temperaturas e milhares de trocas de marcha durante a corrida exigem um conjunto harmônico de motor e câmbio.

“No ano passado, testei o combustível padrão da Shell V-Power em comparação com o meu de competição da Fórmula 1. Uma das coisas mais interessantes que aprendi foi perceber o quão similares são os dois combustíveis. Ao mesmo tempo, conseguimos notar uma pequena melhora com o composto de competição, o que é uma indicação de como é importante o trabalho da Shell em buscar esta sutil vantagem em termos de combustível, ainda mais em uma pista tão exigente como Cingapura”, diz Alonso.

O piloto espanhol reforçou a importância da parceria tecnológica entre Shell e Ferrari, destacando como a associação das duas marcas já faz parte da história do automobilismo.

“Esta parceria de tantos anos é fundamental no desenvolvimento do trabalho com o combustível. Vendo vídeos e fotos antigas da F-1, as duas companhias mais presentes são Ferrari e Shell. Juntas, as duas logomarcas são as mais identificáveis do automobilismo. Chegar a 500 corridas de parceria incrível e é uma honra fazer parte deste marco histórico”, finalizou Alonso, atual líder do campeonato.

Na temporada europeia, a equipe estreou uma nova formulação do combustível Shell V-Power, que proporciona ao motor Ferrari 056 uma performance ainda maior e mantém as características de consumo da versão anterior.

Os treinos para o GP de Cingapura de F-1 começaram hoje. A prova será no domingo, às 9h, com transmissão ao vivo da TV Globo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.