Em Barbados, Nelsinho Piquet visita pista da estreia na temporada 2014 do GRC
sexta-feira, 16 de maio de 2014 às 12:52A temporada 2014 do Red Bull Global Rallycross Championship começa neste final de semana em Barbados com a primeira prova da história da categoria no Caribe. É também a estreia de Nelsinho Piquet em sua primeira temporada completa no GRC.
Motivado para acelerar logo o Fiesta #07 preparado pela equipe SH Racing Rallycross, o piloto brasiliense esteve nesta quarta-feira conferindo a pista da primeira das dez provas do calendário. E ficou otimista com o que viu em Barbados.
“Abertura da temporada, pista nova, pneus novos…. Como ninguém tem referência nem experiência aqui, acredito que estamos mais ou menos em igualdade de condições para o final de semana. Além disso, como 90% da pista é de asfalto, pode nos ajudar um pouco”, observou o piloto.
Nelsinho não tem muita quilometragem acumulada com um carro de rallycross competitivo e sabe que terá pela frente um período de aprendizado. “Fiz poucos testes com o carro deste ano na França, então temos que aproveitar bem todos os treinos aqui em Barbados.”
Ele lembra que o consumo de pneus pode ser um fator importante durante a etapa inaugural do GRC. “A pista é longa e parece um tanto abrasiva. Os pneus novos são bem macios, feitos para tracionar bem na terra. Com boa parte do traçado em asfalto e o calor que está fazendo aqui, o desgaste de pneus pode ser um desafio no final de semana.”
Aspectos técnicos à parte, o pioneiro do automobilismo brasileiro em competições de rallycross fez questão de enaltecer o ambiente do evento de abertura do ano. “A temporada demorou um pouco para começar, mas chega em grande estilo. A atmosfera aqui é a melhor possível. A prova do GRC é um dos principais destaques do Top Gear Festival, e os patrocinadores estão muito animados. Hoje fui ver meu carro e estou ansioso para acelerar logo”, acrescentou Piquet Jr.
As provas do Red Bul GRC são concebidas com objetivo de proporcionar as corridas mais emocionantes do esporte a motor. As pistas variam entre meia e uma milha (de 800m a 1,6km), mesclando superfícies e obstáculos. Os carros do GRC têm até 600 HP, fazem de zero a 100 km/h em 1s9 sem controle de tração e são capazes de saltos de até 20m. Dinâmico, o formato das corridas prevê diversas baterias eliminatórias e uma repescagem antes de a prova final determinar o campeão de cada etapa.
Piquet Jr disputa a temporada 2014 pelo time SH Racing, organização que tem como sócio e chefe de equipe James “Sulli” Sullivan. Ele é também sócio na escuderia KVSH Racing, vencedora da Indy-500 do ano passado e que compete regularmente a temporada da Fórmula Indy.
Programação da etapa de Barbados*:
Sexta-feira
11:00 – 13:00: Treino livre 1
Sábado
11:50 – 12:50: Treino livre 2
14:00 – 14:40: Tomada de tempo
17:00 – 17:45: Primeiro round de baterias classificatórias (6 voltas cada)
Domingo
11:50 – 12:30: Warm Up
14:00 – 14:45: Segundo round de baterias classificatórias (6 voltas cada)
16:10 – 16:25: Repescagem
17:15 – 17:45: Final (10 voltas)
*Horário de Brasília
Calendário – Red Bull Global Rallycross Championship
18.mai – Barbados – Top Gear Festival
7.jun – Austin – XGames
22.jun – Washington
20.jul – Nova York
26.jul – Charlotte
03.ago – Detroit
23.ago – Daytona
20.set – Los Angeles
27.set – Seattle
05.nov – Las Vegas
Barbados, carro, nelsinho piquet, pneus, Ralycross, temporada 2014
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.