Efeito solo deverá retornar à Formula 1 em 2017

quarta-feira, 19 de agosto de 2015 às 9:47

Efeito solo na Fórmula 1

A Fórmula 1 parece destinada a adotar uma forma moderna do efeito solo a partir de 2017, após uma reunião dos chefes técnicos na terça-feira.

Recentemente, os diretores técnicos da categoria receberam do Grupo de Estratégia a tarefa de dar ideias para melhorar as ultrapassagens quando o novo regulamento entrar em vigor em 2017.

Contudo, uma área de preocupação tem sido a dependência das complexas asas dianteiras nos últimos anos, o que tem um impacto significativo sobre o carro que está atrás e dificulta as ultrapassagens.

Propostas recentes, principalmente da Red Bull, incluíram alterar a proporção de downforce produzido pelas asas e pelo assoalho, mas manter o estilo de asa dianteira que tem sido um dos pontos fortes da equipe em termos de aerodinâmica.

No entanto, as equipes rivais estão preocupadas com o risco desse conceito ainda ter muito impacto sobre a performance aerodinâmica do carro de trás. Uma ideia com algum apoio é produzir um carro moderno com efeito solo, com o assoalho gerando downforce, mas também com uma asa dianteira mínima.

Explicando o conceito ao site Autosport, Bob Fernley, diretor da Force India, disse: “No momento, a asa dianteira define tudo para o fluxo sob o carro. Você pode ver como elas são complexas de projetar e construir, a performance total do carro depende delas, mas quando o piloto fica atrás de outro carro, a eficiência desaparece”.

“O que gostaríamos de ver nas regras de 2017 a fim de conseguir a performance exigida é o que eu chamo de efeito solo moderno. Não será igual aos carros antigos, mas o mesmo princípio é usado. Não é afetado quando você está atrás de outro carro, portanto deve ajudar nas ultrapassagens. A asa dianteira se torna mais uma guarnição do que uma geradora de downforce”.

Eric Boullier, diretor de corrida da McLaren, concorda com seu colega, e declarou ao Autosport: “Tendo um efeito solo mais poderoso, você pode recuperar a perda de downforce, que é mais fácil de gerenciar. As asas dianteiras são tão complicadas no momento que se você perde downforce na traseira se mudar apenas dois milímetros de um flap”.

“Alterando a filosofia do carro, reduzindo a influência da asa dianteira, isso iria melhorar. É por isso que, para 2017, haverá algumas mudanças na carenagem, com uma asa traseira mais larga e mais baixa que ajudaria a reequilibrar o carro, e sem o foco na asa dianteira”.

Nota do editor: O Autoracing vê como muito bons olhos a reintrodução do efeito solo na Formula 1. Consideramos que trata-se da melhor ideia entre todas apresentadas para melhorar a categoria. E nesta matéria explicamos o porque.

LS - www.autoracing.com.br

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