Edoardo Mortara vence a primeira corrida da Fórmula E em Berlim
sábado, 14 de maio de 2022 às 11:00
Edoardo Mortara
Edoardo Mortara venceu o primeiro EPrix de Berlim do fim de semana, mas está sob investigação dos comissários por uma infração de velocidade excessiva no pit lane.
O piloto de Venturi conquistou sua segunda vitória na temporada ao segurar Jean-Eric Vergne e Stoffel Vandoorne em uma corrida que não foi interrompida por períodos de Safety Car.
Quando as luzes se apagaram, Edoardo Mortara liderava da pole, à frente de Alexander Sims, Antonio Felix da Costa e Andrei Lotterer, que ultrapassou Jean-Eric Vergne para ficar em quarto lugar. Mortara parecia confortável na frente nas primeiras voltas, enquanto Sims foi ultrapassado por Da Costa e depois Lotterer, para derrubar a Mahindra para quarto no início da corrida.
Com pouco menos de dez minutos de corrida, os comissários anunciaram que o líder, Mortara, estava sob investigação por potencialmente violar o limite de velocidade no caminho para o grid antes da corrida. Eles confirmaram que Mortara seria investigado, mas somente após a bandeirada.
Pascal Wehrlein foi o primeiro dos favoritos a acionar seu primeiro Modo Ataque do sexto lugar. Vergne passou Lotterer para ficar em terceiro lugar, antes de Lotterer optar pelo Modo Ataque, deixando-o em sexto, atrás de Wehrlein e Sims.
Wehrlein usou seu Modo Ataque para passar Venrge pelo terceiro lugar, antes que os dois Techeetahs de Da Costa e Vergne acionassem o Modo Ataque, promovendo Wehrlein para o segundo lugar – com Mortara na frente, sendo o único piloto do pelotão líder a retardar seu primeiro Modo Ataque.
Lotterer tinha mais ritmo do que seu companheiro de equipe em segundo lugar e a Porsche pediu a Wehrlein para permitir que Lotterer passasse, o que ele fez na longa primeira curva. Isso tornou Wehrlein vulnerável aos dois Techeetahs ainda com Modo Ataque atrás, com Da Costa e Vergne passando o Porsche para ficarem em terceiro e quarto.
No meio da prova, Mortara finalmente assumiu seu primeiro Modo Ataque, cedendo a liderança para Lotterer no processo. No entanto, não demorou muito para Mortara recuperar a liderança com a potência extra, ao longo da reta dos boxes. Atrás deles, Sims usou seu segundo Modo Ataque para ultrapassar Da Costa e ficar em terceiro atrás da dupla líder.
Stoffel Vandoorne havia caído dos dez primeiros na primeira volta, mas gradualmente subiu no pelotão durante a corrida com a ajuda do Modo Ataque. Eventualmente, ele chegou ao quarto lugar, antes de conseguir passar Vergne para ficar em terceiro, que se tornou o segundo depois que Lotterer acionou seu segundo e último Modo Ataque.
Vandoorne acionou em seu último Modo Ataque na volta seguinte, mas conseguiu manter o terceiro lugar – ele e Lotterer agora perseguiam Mortara na frente. Com menos de dez minutos de tempo de corrida restantes, Mortara acionou seu último Modo Ataque, caindo para o terceiro lugar. Lotterer assumiu a liderança, mas seu Modo Ataque expirou rapidamente, deixando-o vulnerável.
Vandoorne ultrapassou Lotterer para assumir a liderança, enquanto Mortara o seguiu para ficar em segundo lugar. O Modo Ataque de Vandoorne expirou, mas Mortara ainda tinha mais de dois minutos restantes. Ele usou para passar pelo Mercedes de volta à liderança e começou a tentar se afastar.
Vergne ultrapassou Lotterer para ficar em terceiro lugar e com pouco menos de cinco minutos restantes, Vergne usou seu Fan Boost para puxar ao lado de Vandoorne e ultrapassá-lo na curva seis, ficando em segundo lugar. Vergne mais tarde mergulhou para dentro do líder na curva final, mas Mortara recuou para retomar a liderança.
Vergne então teve que se preocupar mais em se defender dos que estavam atrás do que lutar pela liderança, permitindo que Mortara completasse a volta final e pegasse a bandeira quadriculada para obter uma vitória provisória na primeira das duas corridas em Berlim neste fim de semana.
Em segundo ficou Vergne, que segurou Vandoorne para ficar em segundo lugar. Lotterer terminou fora do pódio em quarto, à frente de Mitch Evans e Pascal Wehrlein. Sam Bird terminou em sétimo para a Jaguar, à frente de Da Costa, Sims e Nyck De Vries, conquistando o ponto final em décimo.
Classificação da prova:
Pos | Piloto | Equipe | Carro | Voltas | Distância | Volta mais rápida | Pitstops | Pts | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Edoardo Mortara | ROKiT Venturi Racing | Mercedes-EQ Silver Arrow 02 | 40 | 0 | 46m16.175s | 1m08.648s | 0 | 28 |
2 | Jean-Eric Vergne | DS Techeetah | DS E-Tense FE21 | 40 | 0 | +1.782s | 1m08.394s | 0 | 18 |
3 | Stoffel Vandoorne | Mercedes-Benz EQ | Mercedes-EQ Silver Arrow 02 | 40 | 0 | +1.987s | 1m08.277s | 0 | 15 |
4 | André Lotterer | TAG Heuer Porsche | Porsche 99X Electric | 40 | 0 | +2.579s | 1m08.468s | 0 | 12 |
5 | Mitch Evans | Jaguar TCS Racing | Jaguar I-Type 5 | 40 | 0 | +3.189s | 1m08.15s | 0 | 10 |
6 | Pascal Wehrlein | TAG Heuer Porsche | Porsche 99X Electric | 40 | 0 | +5.405s | 1m07.968s | 0 | 9 |
7 | Sam Bird | Jaguar TCS Racing | Jaguar I-Type 5 | 40 | 0 | +5.683s | 1m08.049s | 0 | 6 |
8 | António Félix da Costa | DS Techeetah | DS E-Tense FE21 | 40 | 0 | +6.4s | 1m08.244s | 0 | 4 |
9 | Alexander Sims | Mahindra Racing | Mahindra M8Electro | 40 | 0 | +6.569s | 1m08.256s | 0 | 2 |
10 | Nyck de Vries | Mercedes-Benz EQ | Mercedes-EQ Silver Arrow 02 | 40 | 0 | +6.602s | 1m08.414s | 0 | 1 |
11 | Oliver Rowland | Mahindra Racing | Mahindra M8Electro | 40 | 0 | +8.141s | 1m08.361s | 0 | 0 |
12 | Robin Frijns | Envision Racing | Audi e-tron FE07 | 40 | 0 | +9.879s | 1m07.927s | 0 | 0 |
13 | Jake Dennis | Avalanche Andretti | BMW i FE.21 | 40 | 0 | +13.314s | 1m08.349s | 0 | 0 |
14 | Sébastien Buemi | Nissan e.Dams | Nissan IM03 | 40 | 0 | +15.275s | 1m08.385s | 0 | 0 |
15 | Oliver Askew | Avalanche Andretti | BMW i FE.21 | 40 | 0 | +22.071s | 1m08.184s | 0 | 0 |
16 | Oliver Turvey | NIO 333 Racing | NIO 333 001 | 40 | 0 | +22.662s | 1m08.42s | 0 | 0 |
17 | Sérgio Sette Câmara | Dragon / Penske Autosport | Penske EV-5 | 40 | 0 | +24.12s | 1m08.343s | 0 | 0 |
18 | Maximilian Günther | Nissan e.Dams | Nissan IM03 | 40 | 0 | +28.716s | 1m08.042s | 0 | 0 |
19 | Daniel Ticktum | NIO 333 Racing | NIO 333 001 | 40 | 0 | +30.393s | 1m08.283s | 0 | 0 |
20 | Antonio Giovinazzi | Dragon / Penske Autosport | Penske EV-5 | 40 | 0 | +52.025s | 1m08.488s | 0 | 0 |
Lucas Di Grassi | ROKiT Venturi Racing | Mercedes-EQ Silver Arrow 02 | 38 | 0 | DNF | 1m07.88s | 0 | 0 | |
Nick Cassidy | Envision Racing | Audi e-tron FE07 | 31 | 0 | DNF | 1m08.426s | 0 | 0 |
berlim, edoardo mortara, formula e, jean-eric vergne, stoffel vandoorne
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.