Eddie Jordan: Punição da Red Bull pela quebra do limite de orçamento é uma farsa

terça-feira, 18 de abril de 2023 às 14:03

Eddie Jordan

Mesmo cumprindo uma punição no túnel de vento e CFD por sua violação do limite de orçamento anterior, a Red Bull está ganhando facilmente o campeonato deste ano, o que levou ex-chefe da equipe de F1, Eddie Jordan, a dizer que essa punição é uma “farsa”.

A Red Bull gastou demais na temporada de 2021 – o primeiro ano em que os regulamentos foram aplicados – e no final do ano passado foi multada de £ 6 milhões e teve seu tempo de túnel de vento nos próximos 12 meses reduzido em 10%.

A penalidade financeira é uma gota no oceano para uma organização do tamanho da Red Bull, mas a punição esportiva deveria ter ramificações reais, de acordo com Jordan.

A Red Bull venceu todas as três corridas até agora e é a favorita novamente no Azerbaijão no final deste mês. Eddie Jordan acha difícil ver alguém desafiando a equipe de Christian Horner por vitórias nesta temporada.

“Gostaria de dizer que é muito cedo, mas no meu coração, acho que está acabado”, disse ele ao London Luxury Afloat. “Simplesmente não consigo ver ninguém com a força, conhecimento, velocidade e capacidade da Red Bull. O desafio é assustador.”

Farsa

Jordan continuou afirmando que o domínio da Red Bull também é um indicador de que a punição dada a eles por sua violação do teto orçamentário fez pouca diferença. Ele acrescentou: “Acho que o limite de custo com esse tipo de punição é uma farsa.”

“Hoje em dia, se você der uma regra a alguém, eles vão contorná-la. Se você impor um conjunto de regras na frente de uma pessoa, elas estão lá para serem contornadas. Não entendo o limite de custo porque acho que é praticamente impossível de policiar.”

“Portanto, nem sei dizer se é justo ou injusto, mas o fato é que não teve o efeito desejado, porque agora veja o carro que eles fizeram. Acho que é uma pergunta tão grande que temos que ver como qualquer um vai competir contra a Red Bull.”

Enquanto isso, o chefe da equipe Horner disse repetidamente que espera sentir o aperto da punição mais cedo ou mais tarde, e acha que ficará evidente que eles vão sofrer no final do ano. “Todo mundo tem uma opinião e acho que todo mundo é livre para ter uma opinião”, disse ele.

“A equipe fez um ótimo trabalho durante o inverno no tempo limitado do túnel de vento que tivemos para desenvolver este carro. Claro, isso terá um impacto no final do ano e no próximo ano. Então, num espaço de apenas três corridas, acho que ainda é extremamente prematuro nesta temporada – ainda há muitas corridas pela frente”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.