Ecclestone: Masi “sobrecarregado” com trabalho difícil

terça-feira, 14 de dezembro de 2021 às 8:50

Michael Masi

Bernie Ecclestone defendeu o criticado diretor de prova da Fórmula 1, mas ele diz que alguns elementos do gerenciamento da categoria neste ano foram “um desastre”.

O ex-chefe executivo da F1 está se referindo aos ataques gerais contra Michael Masi, da FIA, por tomar a controversa decisão de dar a relargada na última volta da corrida de domingo.

“Foi uma ótima corrida com o resultado certo”, declarou Ecclestone ao jornal Bild. “Max merece e é bom para a F1 ter um novo e jovem campeão após o domínio da Mercedes e Hamilton”.

Entretanto, o britânico vê problemas na maneira como o controle de prova lidou com certas decisões e punições neste ano.

“Em muitos casos, ele ficou sobrecarregado com seu trabalho a temporada inteira e talvez não devesse estar no cargo. Porém, no fim das contas, ele tomou a decisão correta de deixar Lewis e Max lutarem entre si na última volta. Teria sido injusto encerrar uma temporada assim com o safety car”.

“Hamilton teria sido campeão mundial e todos os fãs teriam dito ‘o que aqueles comissários estúpidos estão fazendo?’ Não, ele fez a coisa certa nesse caso”, insistiu Ecclestone.

O ex-piloto David Coulthard concorda. “Masi e a FIA não queriam que o campeonato acabasse atrás do safety car”, disse ele ao Ziggo Sport.

O escocês compreende a fúria da Mercedes, mas “se você olhar o final da temporada, não poderia ter escrito um script de Hollywood melhor”.

Porém, essa é uma das maiores queixas de “puristas” como Ecclestone, Jacques Villeneuve e outros – o chamado “estilo Netflix” da F1 atual.

“A categoria está sofrendo com o fato de não ser mais apenas uma competição pura, mas só sobre o interesse de alguns indivíduos”, disse Ecclestone ao jornal Munchner Merkur.

“Todos esses chefes de equipe no rádio tentando influenciar as decisões do diretor de prova durante a corrida. Isso significa que a ótima competição entre Max e Lewis é completamente perdida”.

Ross Brawn, diretor esportivo da F1, parece concordar, prometendo acabar com a pressão dos chefes de equipe sobre o diretor de prova durante os eventos.

“Não é aceitável que os chefes de equipe pressionem tanto Michael durante a corrida”, afirmou ele. “Toto Wolff não pode exigir que o safety car não entre e Christian Horner não pode exigir que os retardatários descontem uma volta. Nós vamos acabar com esse tipo de contato no próximo ano”.

LS - www.autoracing.com.br

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