Ecclestone: Hamilton deveria ter apenas seis títulos

quinta-feira, 2 de março de 2023 às 9:53

Bernie Ecclestone

Lewis Hamilton deveria ter apenas seis campeonatos mundiais, de acordo com Bernie Ecclestone.

Muitos fãs do heptacampeão mundial acreditam que Hamilton na verdade merece oito títulos devido ao controverso resultado da temporada 2021.

Porém, no que diz respeito a Ecclestone, o recorde de sete títulos de Michael Schumacher deveria ser claramente o único. Segundo ele, Felipe Massa deveria ter sido campeão em 2008.

Naquela temporada – na qual Hamilton conquistou seu primeiro título – Nelsinho Piquet bateu deliberadamente no GP de Cingapura, ajudando seu companheiro de equipe Fernando Alonso a vencer a prova.

Ecclestone diz que ele e Max Mosley souberam bem antes do escândalo “crashgate” explodir em 2009 que a batida havia sido intencional.

“Nós decidimos não fazer nada”, declarou ele ao f1-insider.com. “Queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um enorme escândalo. Foi por isso que usei a língua de anjo para convencer meu ex-piloto Nelson Piquet a manter o silêncio naquele momento”.

Porém, se o escândalo tivesse estourado ainda em 2008, Hamilton talvez não conseguisse derrotar Massa por um único ponto.

“Na época, havia uma regra de que a classificação de um campeonato mundial era intocável após a cerimônia de premiação da FIA no final do ano”, continuou Ecclestone. “Portanto, Hamilton recebeu a taça e ficou tudo bem”.

O britânico agora acha que o resultado de Cingapura deveria ter sido anulado pelo ato de sabotagem deliberado de Piquet – o que teria dado o título a Massa.

“Nós tínhamos informações suficientes na época para investigar o caso. De acordo com os estatutos, deveríamos ter cancelado a corrida em Cingapura sob essas condições”.

“Isso significa que ela nunca teria acontecido para a classificação do campeonato mundial. Felipe Massa teria se tornado campeão mundial, não Lewis Hamilton”.

“Eu ainda lamento por Massa até hoje. Ele venceu a etapa final em casa em São Paulo e fez tudo certo. O título foi roubado dele, enquanto Hamilton teve toda a sorte do mundo e venceu seu primeiro campeonato”.

“Hoje, eu teria feito as coisas de maneira diferente. É por isso que, para mim, Michael Schumacher ainda é o recordista isolado de títulos, apesar das estatísticas mostrarem o contrário”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.