Ecclestone ameaça tirar F1 de São Paulo e levá-la para Santa Catarina

segunda-feira, 15 de abril de 2013 às 17:36
Projeto do circuito em Santa Catarina

Projeto do circuito em Santa Catarina

De acordo com o jornalista Livio Oricchio, correspondente do Estadão para a Formula 1, a cidade de São Paulo está correndo sérios riscos de perder o GP do Brasil.

Livio Oricchio conversou com o promotor e chefão da F1 Bernie Ecclestone, que disse não sentir disposição das autoridades de São Paulo em fazer as reformas necessárias que atendam às necessidades operacionais da F1.

“O traçado é um dos melhores do mundo, com certeza. Mas a estrutura à disposição do público e das equipes é a pior do calendário. Não é preciso ser como isto aqui (o circuito chinês), mas deve atender às nossas necessidades operacionais,” afirmou Ecclestone.

As equipes dizem que não há espaço para guardar as panelas e os alimentos, e que as reuniões têm de ser feitas dentro dos boxes por causa da ausência de salas, dentre outros problemas. “Nem em pistas de rua, como Mônaco, Melbourne e Montreal, enfrentamos essas dificuldades.”

Ecclestone ameaça não trazer a F1 para São Paulo em 2014 se as reformas não estiverem prontas. Talvez ele tenha se esquecido que o contrato atual inclui a corrida em 2014, a última do atual acordo.

O ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab fez um projeto para reestruturar o autódromo seguindo o padrão de exigência da entidade. E incluiu o valor da obra, estimado em R$ 120 milhões, no orçamento da Prefeitura deste ano.

O atual prefeito, Fernando Haddad, visitou o paddock do Autódromo de Interlagos no domingo do GP do Brasil de 2012, e prometeu manter a Formula 1 no circuito.

“Não vamos perder a Formula 1 em Interlagos. É tradicional, os pilotos gostam, as escuderias gostam, o Bernie gosta e São Paulo ama”, discursou o prefeito naquela oportunidade.

Contudo, para fazer as reformas exigidas, Haddad deseja assinar um contrato mais extenso com a categoria, maior do que o último acordo, com validade de seis anos. “Estamos falando de um contrato para 2022 ou talvez para depois. Se você fizer um contrato de longo prazo, não há nenhuma objeção a fazer as melhorias necessárias. O investimento tem que ser compatível com o prazo do contrato. É uma negociação que vai transcorrer normalmente”, declarou.

Formula 1 em Santa Catarina?
Bernie Ecclestone esteve no final do ano passado em Santa Catarina e confessou ter ficado impressionado com a disposição do governador do Estado, Raimundo Colombo, e um grupo de empresários em levar adiante o projeto de receber a Formula 1 lá.

O autódromo seria concebido (ilustração acima) pelo arquiteto de quase todos os circuitos mais recentes do calendário, o alemão Herman Tilke, na cidade de Penha, no litoral Norte, integrado ao Parque Beto Carrero.

 

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.