Ecclestone admite suborno para favorecer Piquet em 1981

domingo, 12 de fevereiro de 2023 às 9:20

Bernie Ecclestone

Bernie Ecclestone admite no documentário Lucky!, de acordo com o jornal alemão Bild, que ele já esteve envolvido em suborno no passado. O britânico cita como exemplo a temporada de 1981, quando era chefe de equipe da Brabham.

O brasileiro Nelson Piquet lutou pelo título mundial naquele ano em um carro da Brabham com o rival Carlos Reutemann (Williams). Os dois homens permaneceram próximos ao longo da temporada, permitindo que ambos pudessem se tornar campeões mundiais na corrida final em Las Vegas.

Na cidade americana, todos os pilotos sofreram muitas queixas físicas, o que fez com que o desempenho piorasse. Quando Ecclestone viu o argentino Reutemann conversando com um massagista nos boxes, decidiu ir até ele. Supõe-se, então, que o profissional não tenha feito seu trabalho adequadamente, já que o piloto da Williams largou na pole position e terminou em oitavo, se arrastando pela pista, enquanto o da Brabham foi campeão com um quinto lugar.

“Depois de uma discussão financeira, ele decidiu favorecer Nelson”, explicou Ecclestone. “Ganhamos o campeonato em 1981 e foi o fim para o Carlos, que parou de correr logo a seguir. Não sei se alguma vez lhe disse isso”.

Em 1982, Reutemann participou de apenas mais dois Grandes Prêmios, após os quais abandonou a Fórmula 1. Piquet permaneceu na categoria automobilística até 1991.

O argentino faleceu em 2021. Sua filha, irritada com a revelação, promete ir aos tribunais para que o pai seja declarado campeão de 1981.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.