Duplas Werner e Zonta na classe 4.0 são poles na Porsche Endurance no Estoril

sábado, 3 de agosto de 2019 às 20:31

Porsche Cup 2019

A tripulação do carro #1, com o atual campeão de sprint, Werner Neugebauer, e o atual campeão de endurance, Ricardo Zonta, vai largar na pole para os 300 km do Estoril. A etapa abre o campeonato 2019 da Porsche Império Endurance Series.

Em uma prova de classificação muito apertada, o carro da Shell prevaleceu por seis centésimos de vantagem sobre a máquina #7 patrocinada pela Brandt, dos pilotos Beto Gresse e Miguel Paludo. O gaúcho foi o mais veloz do dia entre os pilotos regulares da Porsche Cup.

Em terceiro lugar vai alinhar o carro #33, de Daniel Schneider e Nelsinho Piquet. O primeiro campeão mundial da FIA Fórmula E foi o piloto mais rápido do quali e liderou também os dois treinos livres realizados neste sábado. A dupla Pedro Aguiar e Guilherme Salas fecha a segunda fila.

O melhor carro da classe GT3 no grid é o #31, de Luca Seripieri e Alan Hellmeister, em quinto lugar. Ao lado dele vai partir a dupla Ricardo Baptista e Lucas di Grassi.

Pela classe 3.8, a pole também ficou com um carro com as cores da Shell: o #00, de Marcelo Tomasoni e Felipe Baptista -autor do melhor giro da classificação entre os competidores regulares da Porsche Império Carrera Cup. Eles vão largar em 15º lugar no geral.

Em 16º parte o primeiro GT3 da classe 3.8, conduzido por Nonô Figueiredo e Fran Lara.

Pelas classes Sport, com as tripulações dotadas de dois pilotos de graduação bronze, os poles são Neto e Costa na classe 4.0 e Marco e Maurizio Billi na 3.8.

A jornada de Endurance apresentou um desafio adicional para os competidores dos carros 4.0. Além de lidar com a estratégia de paradas de box, gerenciamento de pneus e revezamento dos pilotos, eles precisam lidar com a adaptação aos carros para o setup de endurance (sem o sistema de ABS nos freios).

A corrida de 2h30 ou 300 km de duração tem largada programada para as 12h30 locais (8h30 em Brasília) e transmissão ao vivo pelos canais Sportv para o Brasil e Sport TV em Portugal. O portal Grande Prêmio e os canais oficiais da Porsche Império Carrera Cup no Facebook e Youtube exibem a prova ao vivo.

 

 

Os qualis

4.0

Na classe 4.0, com cinco minutos de treino no Q1, os cinco primeiros colocados (no Grupo A) eram Pedro Aguiar, Ricardo Baptista, Sylvio de Barros, Neto e Marcelo Franco.

Faltando três minutos para a bandeirada, Daniel Schneider e Miguel Paludo conseguiram entrar no grupo dos cinco mais rápidos, e Werner Neugebauer assumiu a primeira colocação, à frente de Aguiar e Baptista.

No minuto final, Paludo melhorou seu próprio tempo e assumiu o primeiro lugar, superando Neugebauer em 0s444. Na GT3, o carro #73 de Gil Farah assumiu a primeira colocação, sexto no geral.

As posições finais ficaram com Miguel Paludo, Werner Neugebauer, Ricardo Baptista e Pedro Aguiar, sendo os quatro primeiros no mesmo segundo, com Daniel Schneider fechando o top 5. Gil Farah foi o mais veloz na GT3, à frente de Marcelo Franco.

No Q2, com cinco minutos do Grupo B, a bandeira vermelha foi agitada, antes que os pilotos tivessem registrado tempo. Faltando dois minutos, a ordem era Cacá Bueno, Sérgio Jimenez, Ricardo Zonta, Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi.

Os tempos caíram em seguida, e Alan Hellmeister fez 1m40s385, superando Jimenez em 0s298, enquanto Zonta ficou 0s053 atrás, em terceiro, seguido por Guilherme Salas e Marcel Coletta.

No finalzinho apareceu Nelsinho Piquet para cravar a melhor volta de todo o treino, com 1m40s086. O grupo ficou finalizado com a seguinte ordem: Piquet, Hellmeister, Jimenez, Zonta e Dennis Dirani.

Nos tempos combinados, a pole position ficou com Ricardo Zonta e Werner Neugebauer, e a primeira fila será completada por Betinho Gresse e Miguel Paludo. Nelsinho Piquet e Daniel Schneider saem em terceiro, e na GT3 Alan Hellmeister e Lucas Seripieri ficaram com a pole, quinto no geral.

 

3.8

No começo do treino da 3.8, o primeiro a estabelecer uma volta forte foi Fran Lara, com 1m43s479 no carro #3, apenas 0s107 à frente de Pedro Costa, com Marcelo Tomasoni, Chico Horta e Maurizio Billi a seguir.

Faltando dois minutos para o fim, César Urnhani conseguiu entrar no Top 5, em quinto, mas não houve alterações nas quatro primeiras colocações até a bandeira quadriculada ser agitada.

No Q2, com os pilotos do Grupo B na pista, Nonô Figueiredo seguiu mostrando a velocidade do carro #3 ao cravar 1m43s120, deixando William Freire a 1s100. Mas aí apareceu César Ramos e cravou 1m41s590 para assumir o primeiro lugar.

Os minutos finais foram frenéticos, e Átila Abreu assumiu a primeira posição, com 1m41s529. Logo em seguida, Felipe Baptista fez 1m41s571 e tomou-lhe a liderança, mas Ramos voltou com tudo e baixou o tempo para 1m41s080. Abreu, Iorio e Guerra fecharam o top 5 do Q2.

Com a média das voltas mais rápidas no Q1 e Q2, a pole position ficou com Felipe Baptista e Marcelo Tomasoni, com 1m42s661, enquanto Nonô Figueiredo e Fran Lara ficaram em segundo no geral, primeiro na classe GT3.

 

O que eles disseram:

“O entendimento com o Zonta foi muito bom. Andando sem o ABS errei a freada na primeira volta, e o Zonta, que é um baita piloto, salvou essa classificação. Amanhã vamos para cima e tentar ganhar esse campeonato.”

Werner Neugebauer, pole-position

 

“Largar na frente é muito bom, facilita bastante a estratégia. Temos uma corrida longa, está fácil cometer erros, então a estratégia é andar mais limpo possível sem pegar trânsito ou nada na frente para fazer uma boa corrida. A classificação foi ótima para nós, mesmo com o Werner tendo problemas com um pneu chapado, deu para fazer um bom tempo na média.”

Ricardo Zonta, pole-position

 

“Foi bacana, fazer uma pole é muito legal, ainda mais no Estoril. Estamos com uma dupla bem bacana, com os dois correndo na Carrera. Vamos ver o que vai acontecer amanhã, é uma corrida longa, vamos com calma. Mas sair na pole já é uma grande oportunidade para as coisas darem certo.”

Marcelo Tomasoni, pole-position na classe 3.8

 

“Estou tendo essa oportunidade boa, nunca corri de Endurance, então está sendo legal essa experiência de dividir com o outro piloto e evoluirmos os dois. Vai ser legal largar no meio do bolo nos carros mais rápidos e tentaremos a vitória”.

Felipe Baptista, pole-position na classe 3.8

 

“O carro está muito bom, não tivemos de fazer muita coisa. Gostei muito da pista, eu já a conhecia, mas quando você passa mais de dez anos fora, você acaba esquecendo. Achei que ia demorar mais a pegar essa pista, mas ela é muito boa, tem muita borracha, bastante aderência. Está tudo indo bem. Tenho que destacar também o trabalho que o Schneider está fazendo desde os treinos de sprint.”

Nelsinho Piquet, piloto mais rápido do dia

 

“Foi uma classificação muito boa para nós, temos tudo para ter um grande dia amanhã, o resultado mostra isso. Vai ser uma corrida de muita paciência. Não tendo o ABS no freio, o gerenciamento dos pneus vai ser essencial. Temos um número limitado de pneus, e largar na primeira fila é um grande passo, e temos tudo para chegar na frente. Uma corrida de 2h30 envolve muita estratégia, mas a nossa dupla é muito equilibrada e vamos focar para ver o que conseguiremos.”

Miguel Paludo, piloto regular mais rápido do dia

 

“O Nonô é fera demais, guiou superbem e vem me ajudando há algumas etapas. Então, estamos com uma sintonia legal e supersatisfeitos com o resultado. Esperamos fazer uma boa corrida amanhã. P2 no geral e P1 na categoria, não poderia ser melhor. Foi por um décimo apenas! Estamos perto, e disputa vai ser boa.”

Fran Lara, pole na classe 3.8 GT3

 

“Estou superfeliz. Já conhecia o carro, mas nunca havia andado sozinho. No quali, foi a primeira vez que senti o carro na mão e é um carro muito bacana de guiar. Estou muito contente com a confiança do Zeca, consegui fazer a diferença no grupo e ajudar ele. Tem muitos pilotos rápidos no grupo e é sempre bom estar na frente em qualquer categoria.”

Cesar Ramos, piloto mais rápido do dia na classe 3.8

 

“Depois de tudo o que aconteceu, estou ainda mais feliz de estar guiando bem e tranquilo. Na minha volta faltou um pouquinho, tive de desviar de um piloto que deu uma escapada, então abri minha volta um pouco lento. Mas os 40s0 do Nelsinho eu não conseguiria pegar, foi um bom tempo de volta e na corrida vamos tentar ficar ali na GT3 e disputar a vitória, dá para arrumarmos um troféu, quem sabe um Top3.”

Dennis Dirani

 

Resultado (tempo da média das voltas dos dois pilotos):

#1 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta 1:41.228
#7 Miguel Paludo e Beto Gresse 1:41.282
#33 Daniel Schneider e Nelson Piquet Jr 1:41.374
#20 Pedro Aguiar e Guilherme Salas 1:41.493
#31 Luca Seripieri e Alan Hellmeister* 1:41.656
#27 Ricardo Baptista e Lucas di Grassi 1:41.687
#81 Marcel Coletta e Gil Farah* 1:41.758
#145 Carlos Renaux e Sergio Jimenez* 1:41.788
#18 Carlos Ambrósio e Dennis Dirani* 1:41.919
#5 Sylvio de Barros e Cacá Bueno* 1:42.111
#10 Adalberto Baptista e Bruno Baptista* 1:42.145
#53 Rodolfo Toni e Danilo Dirani* 1:42.204
#88 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio 1:42.308
#73 Enzo Elias e Marcelo Franco* 1:42.449
#00 Marcelo Tomasoni e Felipe Baptista (3.8) 1:42.661
16. #3 Fran Lara e Nonô Figueiredo* (3.8) 1:42.762
#777 Neto e Costa** 1:43.215
#77 Chico Horta e William Freire* (3.8) 1:43.251
#87 Nelson Monteiro e Matheus Iorio* (3.8) 1:43.668
#45 Paulo Totaro e Renan Guerra*(3.8) 1:43.699
#15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu*(3.8) 1:43.706
#99 Zeca Feffer e Cesar Ramos*(3.8) 1:44.036
#19 Tom Filho e Rodrigo Mello** 1:44.116
#83 Marco Billi e Maurizio Billi**(3.8) 1:44.430
#26 Cesar Urnhani e Nelsinho Marcondes**(3.8) 1:44.505
#50 Ramon Alcaraz e Marcio Mauro**(3.8) 1:44.980
#911 Pedro Marreiros e Paulo Pinheiro*(3.8) 1:45.021
#85 Eduardo Menossi e Pedro Costa**(3.8) 1:45.379
#71 Sang Ho Kim e Gerogios Frangulis**(3.8) 1:47.737
*GT3 Cup

**Sport

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