Duelo em Monza: McLaren e Ferrari prontas para a batalha

sexta-feira, 5 de setembro de 2025 às 16:45

Lando Norris

O equilíbrio de forças na pista

Um confronto entre McLaren e Ferrari parece cada vez mais provável em Monza. De fato, é um cenário muito parecido com o do ano passado. Dez pilotos ficaram separados por menos de quatro décimos de segundo no TL2, portanto a classificação promete ser uma batalha emocionante. Lewis Hamilton foi o mais rápido na primeira sessão com 1min20s117. Ele superou, por conseguinte, seu companheiro Charles Leclerc, que marcou 1min20s286.

Lando Norris liderou o segundo treino com 1min19s878. Além disso, ele foi 83 milésimos mais rápido que Leclerc. Da mesma forma, foi 96 milésimos mais rápido que Carlos Sainz. O espanhol já foi companheiro de ambos: do inglês na McLaren e do monegasco na Ferrari. Ele terminou o treino em terceiro com 1min20s650.

A história da Pirelli e as estratégias de corrida

O pneu Pirelli Stella Bianca (Estrela Branca) está em exposição em Monza. A saber, ele foi montado no Alfa Romeo de Giuseppe Farina, vencedor do primeiro GP da história em 1950. Criado em 1927, o pneu foi uma inovação tecnológica. Ele tinha uma carcaça de tecido de cordão e um perfil de talão “liso”. Seu padrão de banda de rodagem, por sua vez, foi usado na Fórmula 1 por equipes como Alfa Romeo, Ferrari e Maserati.

O engenheiro-chefe da Pirelli, Simone Berra, comentou que o segundo treino correu de forma mais tranquila. Por causa disso, foi possível ver os carros usando os três compostos para simulações de corrida. A degradação parece ser limitada. Em suma, Berra acredita que a estratégia de uma única parada é a mais plausível. “A utilização dos pneus Médios e Duros é a principal aposta”, ele disse.

Quero ser VIP

Pneu macio

Por outro lado, o pneu macio pode ser uma opção. Isso vale para pilotos que conseguirem fazer um primeiro stint longo. Assim, eles podem tirar o máximo de sua melhor performance. A diferença de tempo entre os compostos está alinhada com as simulações. Há uma diferença de quatro a cinco décimos entre o Médio e o Macio. Além disso, a diferença é de dois décimos entre o Duro e o Médio.

Os tempos de volta de hoje foram mais rápidos que os do ano passado. A melhora, de cerca de nove décimos, se deve principalmente às temperaturas mais baixas. Elas estavam cerca de dez graus abaixo do normal. Berra explicou que o TL1 teve uma grande evolução de pista. No entanto, no TL2, os tempos se estabilizaram bastante.

Os pneus macios conseguiram tempos mais rápidos mesmo após algumas voltas de resfriamento. Isso aconteceu por causa da evolução da pista. “Acreditamos que, na classificação de amanhã, a primeira volta rápida terá o máximo de desempenho, portanto teremos um formato de clássico de classificação,” Berra explicou.

Fórmula 2

Luke Browning conquistou sua primeira pole position com a equipe Hitech TGR. Ele registrou 1min32s390, à frente de Richard Verschoor e Kush Maini. A Pirelli, por sua vez, trouxe os pneus Supermacio e Macio. Esta escolha agressiva significa que os pilotos terão que gerenciar bem o stint final com o pneu macio.

Para a corrida principal, a maioria deve largar com pneus Supermacios. Em 2024, por exemplo, um Safety Car beneficiou alguns pilotos. Entre eles, o brasileiro Gabriel Bortoleto. Ele venceu a corrida largando da última posição.

Fórmula 3

Brad Benavides conquistou sua segunda pole position da temporada com 1min38s120. Ele superou Noel León e Ugo Ugochukwu. Os pilotos podem escolher entre os pneus Macio e Médio. A pista foi recapeada há um ano. Portanto, a degradação pode ser significativa. Isso representa um desafio adicional para os pilotos.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.