Dude: Base do W16 é muito mais sólida em relação aos carros anteriores

terça-feira, 6 de maio de 2025 às 13:31

George Russell, Toto Wolff e Andrea Kimi Antonelli

Depois de várias temporadas com fortes flutuações de desempenho – desde 2022 -, a Mercedes encontrou uma base muito mais sólida com o carro deste ano, o W16.

George Russell conquistou seu quarto pódio em 2025 em Miami, mantendo seu recorde perfeito de top 5 nesta temporada.

Kimi Antonelli fez a pole na Sprint e trouxe mais pontos positivos para a Mercedes, embora tenha dado um passo para trás entre classificação e corrida, “o que foi fruto de sua inexperiência”, de acordo com a fonte do Autoracing lá dentro, o Dude.

Embora feliz com a eficiência da equipe, Toto Wolff disse querer melhorar ainda mais o desempenho.

Mercedes otimiza seus fins de semana antes das primeiras atualizações de 2025

Assim como a McLaren, os Prateados ainda não trouxeram nenhuma atualização significativa em 2025.

Das líderes, apenas Ferrari e Red Bull conseguiram instalar novos componentes nas seis primeiras etapas.

Nesse contexto, a Mercedes está otimista por não ter perdido terreno significativo, tendo gasto menos recursos.

Ainda assim, um passo à frente é necessário para dar a Russell e Antonelli as ferramentas necessárias para lutar por vitórias consistentemente.

Ciente disso, o chefe da equipe, Toto Wolff, analisou a posição do W16:

“George teve uma ótima corrida domingo e fez tudo o que precisava para conquistar o terceiro lugar.”

“Foi mais uma performance madura, onde que ele extraiu tudo do carro praticamente a corrida inteira.”

“Obviamente, a diferença para a McLaren era grande…”

“Isso é decepcionante, mas estamos trabalhando duro para trazer atualizações que, com sorte, diminuirão essa diferença.”

Wolff reconhece que, em circuitos específicos, o W16 pode dar algumas dores de cabeça à McLaren – como visto na China e no Bahrain.

Em termos gerais, porém, a equipe Laranja ainda desfruta de uma vantagem notável em algumas pistas, mas não em todas.

“Vimos essas diferenças de desempenho oscilarem ao longo dessas seis primeiras corridas.”

“E em alguns fins de semana, outras equipes entram na briga na frente, mas elas são a equipe a ser batida agora.”

A boa notícia para a Mercedes é que, embora ainda experimente algumas variações em diferentes circuitos, o W16 é muito consistente.

Caso decidam alocar mais recursos para 2026, há uma base sólida para isso.

Mercedes mantém 2026 em mente

Conforme relatado anteriormente, o paddock espera que a Mercedes produza o melhor motor para 2026.

A equipe alemã sediada em Brackley sabe melhor do que a maioria sobre as implicações de começar com tudo quando o novo regulamento entrar em vigor.

Além do desenvolvimento do motor, a Mercedes provavelmente mudará seu foco para o próximo ano antes da Red Bull ou da McLaren.

Com dois jovens pilotos que entendem a importância de 2026, não há pressão para a equipe desperdiçar recursos desnecessariamente no carro deste ano.

Tanto George Russell quanto Kimi Antonelli sabem quais são as prioridades da equipe a médio e longo prazo.

Ainda assim, isso não quer dizer que a Mercedes abandonará completamente o W16.

Pelo menos um pacote de atualização está a caminho, que deve chegar pouco antes da diretriz técnica do GP da Espanha.

Este fim de semana tão aguardado tem potencial abalar a hierarquia – o que pode influenciar se as principais equipes investirão mais em 2025.

Dada a diferença atual para a McLaren na classificação, a equipe de Toto Wolff precisaria de um incentivo significativo para adiar ou comprometer 2026.

Por isso, a Mercedes trabalhará, mas de acordo com o Dude, “não até a exaustão para extrair mais desempenho do W16 como foi nos anos anteriores”.

A sensação dos Prateados é de que a McLaren pode ser alcançada. Claro, a questão é se isso pode ser feito sem prejudicar o projeto de 2026.

AS - www.autoracing.com.br

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