Duas novidades da Pirelli para a Moto2: o supermacio SCX e um novo SC0
sexta-feira, 25 de abril de 2025 às 15:10
Moto2
No GP da Espanha, a primeira etapa europeia do Campeonato Mundial, a Pirelli apresentará algumas inovações importantes em relação aos pneus traseiros para os pilotos da classe Moto2™. A partir de Jerez, e para alguns outros GPs deste ano, um novo composto supermacio, o SCX, será alocado. Além disso, a partir do GP da Espanha, a solução macia de desenvolvimento na especificação D0640 se torna o novo SC0 macio padrão.
O novoSCX traseiro em composto supermacioé uma opção ainda mais macia do que o SC0, que até agora tem sido o composto mais macio disponível para os pilotos de Moto2. Essa solução fez sua estreia em 2019 no Campeonato Mundial de Superbike da FIM, onde, desde então, tem sido a mais popular e utilizada para a traseira. Os pilotos da Moto2 tiveram a oportunidade de testá-la oficialmente pela primeira vez nos testes realizados em fevereiro em Jerez. Naquela ocasião, Aron Canet (Kalex) foi o mais rápido dos testes, com uma volta de 1min39s552, e melhorando em mais de um segundo o recorde de volta anterior (1min40s640) que ele estabeleceu em 2023. Durante a temporada, o supermacio SCX estará disponível como alternativa, ou junto do SC1 médio, para todos os GPs realizados em pistas que, devido às características do asfalto ou das temperaturas, possibilitem seu uso.
Também a partir do GP da Espanha, a solução macia de desenvolvimento na especificação D0640, imediatamente apreciada pelos pilotos de Moto2 e utilizada com sucesso em 2024 nas duas etapas realizadas em Misano e na grande final em Barcelona (bem como em algumas etapas do WorldSBK), torna-se onovo traseiro padrão SC0. Esse passo é parte integrante do programa de desenvolvimento da Pirelli, que prevê a introdução de soluções de desenvolvimento para complementar as opções padrão durante a temporada. Se, como nesse caso, a opção de desenvolvimento demonstrar melhor desempenho do que a opção padrão em várias corridas e contextos, no ano seguinte ela passa a ser o novo composto padrão. Como esses pneus são vendidos regularmente no mercado, não são apenas os pilotos dos Campeonatos Mundial e Nacional que se beneficiam deles, mas também todos os amadores e entusiastas que os escolhem para suas competições e dias de pista.
Algumas novidades interessantes para a Moto2 chegam a Jerez
Giorgio Barbier – Motorcycle Racing Director
“A Pirelli chega à primeira etapa europeia deste ano com algumas inovações para a Moto2. A primeira é representada pelo novo SCX traseiro em composto supermacio, que agora se tornará a opção mais macia disponível para os pilotos dessa classe. Não se trata de um pneu completamente novo, porque o utilizamos com sucesso há anos no Campeonato Mundial de Superbike, onde agora é a opção traseira mais usada durante a temporada. Portanto, estamos falando de um novo composto apenas para os pilotos de Moto2, que já o testaram nessa pista e obtiveram excelentes resultados nos testes de fevereiro, sobre os quais a Pirelli tem um histórico muito sólido de dados e informações. Como se trata de um composto muito macio, ele não pode ser alocado para todos os GPs, pois depende muito das características do asfalto, do traçado de cada circuito e também das temperaturas que não podem ser muito baixas, o que resultaria em desgaste excessivo do pneu. A segunda novidade é representada pela solução de desenvolvimento D0640 que, a partir de Jerez, se torna o novo SC0, substituindo o macio padrão utilizado até agora. Esse é um processo normal que sempre fez parte da nossa estratégia de desenvolvimento e da nossa filosofia, que nos permite oferecer, não apenas aos pilotos profissionais, mas também aos amadores e a todos os entusiastas de motocicletas, pneus sempre atualizados e sempre capazes de proporcionar as mais recentes inovações tecnológicas que desenvolvemos graças à nossa participação nos muitos campeonatos em que estamos envolvidos.”
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