Duas figuras da F1 criticam banimento das declarações políticas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 às 11:17

Valtteri Bottas

Dois personagens importantes da Fórmula 1 criticaram o banimento das declarações políticas por parte da FIA.

Em meio à recente onda de slogans políticos em camisetas e capacetes, além de pilotos como Lewis Hamilton e Sebastian Vettel expressando suas opiniões a respeito de questões sociais e culturais, o novo presidente da FIA estabeleceu restrições.

Um porta-voz da FIA defendeu a atualização do texto do Código Esportivo Internacional que agora proíbe “a realização e exibição geral de declarações ou comentários políticos, religiosos e pessoais”. Segundo ele, isso está “alinhado com a neutralidade política do esporte”.

No entanto, alguns pilotos de F1 começaram a criticar o banimento – incluindo o normalmente pouco controverso Valtteri Bottas.

“Pessoalmente, eu não gosto de política”, disse o finlandês ao diário sueco Expressen.

“O que eu amo são as corridas, mas a política faz parte da sociedade atual. Eu acho que a F1 tem feito um bom trabalho ao trazer atenção para questões deste tipo e muitos pilotos tomaram uma posição, incluindo Sebastian”.

“Eu não entendo por que eles querem nos controlar. Creio que nós deveríamos poder expressar nossa opinião se quisermos. Estou olhando o cenário geral, mas vamos ver o que acontece”.

David Coulthard, ex-piloto da McLaren, compreende por que a FIA quer restringir o uso da plataforma da F1 para a política.

“É um pouco como o discurso de agradecimento do Oscar”, comentou ele. “Se todos usarem a oportunidade para fazer uma declaração política, não existe uma questão que não seja importante para alguém”.

“Então, nós temos de mencionar tudo, ou talvez seja melhor não dizer absolutamente nada e nos concentrarmos no esporte. Como atleta, você tem muita sorte por ser pago para fazer coisas que outros fariam de graça”.

Coulthard admite que a “liberdade de expressão” é crítica, mas ele acrescentou: “Nós também precisamos lembrar que estamos falando das regras esportivas, e não de algum regulamento político”.

Contudo, Helmut Marko, da Red Bull, apoia a opinião de Bottas, não de Coulthard. Para ele, a restrição das declarações políticas na F1 é “claramente errada”.

“Os pilotos são cidadãos responsáveis e figuras públicas globais que sabem como dizer as coisas”, afirmou ele. “Em geral, nós somos uma sociedade democrática e todos podem expressar suas opiniões”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.