DTM – Rockenfeller pode garantir título para a Audi neste fim de semana

sexta-feira, 27 de setembro de 2013 às 14:40

Mike Rockenfeller

A nona etapa do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, será disputada na pista de Zandvoort, na Holanda, neste fim de semana (27 a 29). E pode marcar a conquista antecipada do título pelo piloto da Audi Mike Rockenfeller, que leva 33 pontos de vantagem na classificação.

Na luta pelo título, o único piloto que pode deter Rockenfeller neste fim de semana é o brasileiro Augusto Farfus, da BMW. Mas a tarefa não é tão simples. Augusto precisa diminuir a vantagem do piloto da Audi para 25 pontos para levar a decisão para a última etapa do campeonato – em Hockenheim, no dia 20 de outubro.

Entre os oito pilotos que representam a marca das quatro argolas no DTM, uma unanimidade: Zandvoort é uma das pistas prediletas do calendário – com seu terreno de subidas e descidas, curvas desafiadoras e vários pontos de ultrapassagem. E as estatísticas confirmam essa visão positiva dos pilotos. É a pista em que a Audi mais teve sucesso desde que voltou ao DTM, em 2000. Foram sete vitórias, sendo três delas com o sueco Mattias Ekström, que tenta ampliar sua liderança nesta estatística neste fim de semana.

Outros nomes que venceram com a Audi em Zandvoort foram: o líder da temporada, Mike Rockenfeller, o nove vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, Tom Kristensen, e Edoardo Mortara. Em 2002, foi em Zandvoort que Laurent Aiello conquistou seu título na categoria, e o bicampeão Timo Scheider já largou na pole position quatro vezes nessa pista.

O traçado, com 4.307 metros de extensão, fica a cerca de 45 minutos de Amsterdam e faz parte do calendário do DTM desde 2001. Além das características exigentes da configuração da pista, há um outro desafio: o asfalto costuma ficar escorregadio fora do traçado ideal por causa da areia trazida pelo vento das dunas da região. Além disso, esta será a primeira vez que os pilotos correm em Zandvoort utilizando o sistema de redução de arrasto aerodinâmico DRS – com o qual eles podem mudar o ângulo da asa traseira para ganhar velocidade e facilitar as ultrapassagens, como na Fórmula 1. Para Mattias Ekström, se o sistema puder ser acionado no trecho que segue após a curva 3 do circuito, “será a seção de uso do DRS mais emocionante de toda a temporada.”

No Brasil, a corrida que pode definir o título do DTM em 2013 será transmitida pelo canal por assinatura Bandsports, no domingo (29), a partir das 8h30. Também é possível acompanhar a prova ao vivo pelo canal do DTM no Youtube: www.youtube.com/dtmint.

Declarações dos chefes de equipe

Dieter Gass (Chefe da Audi no DTM): “Pelo nosso retrospecto, Zandvoort é um bom território para a Audi. Porém, a temporada vem mostrando que as forças de anos anteriores não são mais, necessariamente, as mesmas. Mas vamos com bastante otimismo para esta etapa. Em Oschersleben, vimos o quanto um trabalho sólido do time se refletiu na classificação. Por isso, um bom resultado para todos os carros é o que buscamos na Holanda.”

Hans-Jürgen Abt (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Abt Sportsline): “Temos lembranças especiais de Zandvoort. No domingo, vão se completar exatos 11 anos que vencemos, nessa pista, nosso primeiro título do DTM com Laurent Aiello. E temos a chance de comemorar conquistando outro título, agora com o Mike (Rockenfeller). Por isso vamos fazer tudo por ele neste fim de semana, e trabalhar para marcar o máximo de pontos possíveis.”

Ernst Moser (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Phoenix): “Zandvoort é uma de nossas pistas favoritas. Com Mike (Rockenfeller) na frente e uma boa posição no campeonato de construtores, estamos focados nos dois títulos, para sair com os dois já nesta etapa.”

Arno Zensen (Diretor técnico da equipe Audi Sport Team Rosberg): “Depois do que fizemos em Oschersleben, vamos confiantes para Zandvoort. Nossa expectativa é bastante alta, também, em torno do desempenho do Filipe (Albuquerque), que parece ter espantado a má fase.”

Fatos e declarações dos pilotos da Audi

Mike Rockenfeller (29/ALE), Schaeffler Audi RS 5 DTM #19 (Audi Sport Team Phoenix)

• É o único piloto do grid que pontuou em todas as etapas de 2013
• Chega para a penúltima etapa do campeonato com 33 pontos de vantagem

“Zandvoort é minha pista favorita. Faz tempo que espero pela chegada dela no calendário e, é claro, agora mais ainda pela possibilidade de vencer o campeonato. Mas sabemos como as coisas funcionam e que não podemos forçar nada. A estratégia deve ser a de fazer nosso trabalho com o máximo de atenção e ver se isso é suficiente ou não. Se não for, vamos ter que nos preparar ainda mais para a grande final, em Hockenheim. Mas como Zandvoort é uma pista onde a Audi tem bom retrospecto, estou bastante otimista para o fim de semana.

Filipe Albuquerque (28/POR), Audi Financial Services RS 5 DTM #6 (Audi Sport Team Rosberg)

• Marcou seus primeiros pontos do ano em Oschersleben
“Sempre fui bastante rápido em Zandvoort, mas nunca consegui um resultado real no fim da corrida. Para mim, as coisas tem melhorado e isso me dá motivação para as duas corridas finais. O objetivo, claro, é estar no pódio.”

Mattias Ekström (35/SUE), Red Bull Audi RS 5 DTM #11 (Audi Sport Team Abt Sportsline)

• Venceu pela primeira vez no DTM em Zandvoort. E em um 29 de setembro.
• Já venceu três vezes e subiu ao pódio em oito oportunidades nessa pista

“Pensar na pista de Zandvoort automaticamente me deixa de bom humor. Eu realmente gosto de pilotar nela, além de todas as lembranças boas que ela me traz, como a primeira vitória. Naquela vez, eu venci e meu companheiro de equipe na Audi conquistou o título. Seria uma combinação perfeita para 2013 também.”

Jamie Green (31/ING), Red Bull Audi RS 5 DTM #12 (Audi Sport Team Abt Sportsline)

• Conquistou seu primeiro pódio pela Audi em Oschersleben
• Pontuou em 56% das corridas que disputou no DTM

“Zandvoort é uma das pistas mais rápidas do ano e onde é possível explorar o máximo da aerodinâmica do Audi RS 5 DTM. Não são muitos os circuitos com essa característica, por isso estou ansioso pela corrida deste fim de semana.”

Miguel Molina (24/ESP), Audi RS 5 DTM #20 (Audi Sport Team Phoenix)

• Pontuou nas duas últimas provas
• É companheiro de Mike Rockenfeller no campeonato de equipes

“Zandvoort é especial. Foi onde eu consegui, pela primeira vez, passar para a fase decisiva do treino classificatório do DTM. Espero dar continuidade à linha de evolução que consegui nas últimas corridas.”

Edoardo Mortara (26/ITA), Playboy Audi RS 5 DTM #5 (Audi Sport Team Rosberg)

• Venceu a etapa de Zandvoort em 2012
• Teve seu segundo melhor resultado de 2013 na etapa passada

“Depois de uma corrida boa em Oschersleben, espero dar um passo adiante em Zandvoort e deixar, de uma vez por todas, a má fase para trás. Venci na Holanda em 2012 e seria ótimo repetir esse resultado.”

Timo Scheider (34/ALE), AUTO TEST Audi RS 5 DTM #23 (Audi Sport Team Abt)

• Largou quatro vezes na pole position em Zandvoort
• Terminou entre os Top-5 em cinco oportunidades nessa pista

“Temos boas memórias de Zandvoort, embora, curiosamente, eu tenha quatro poles e nenhuma vitória nessa pista. Então é uma espécie de missão ainda não completada para mim, e seria ótimo cumpri-la depois da boa fase que estamos vivendo pós-Oschersleben. É minha pista favorita. Então estou ansioso.”

Adrien Tambay (22/FRA), Audi ultra RS 5 DTM #24 (Audi Sport Team Abt)

• Marcou seus primeiros pontos no DTM na etapa de Zandvoort do ano passado
• Pontuou em três provas consecutivas neste ano

“É sempre bom estar de volta a essa pista, onde marquei meus primeiros pontos no DTM. Tive, também, uma boa sequência de resultados este ano e espero manter essa boa fase.”

Classificação do DTM depois de oito etapas

1 Mike Rockenfeller (Audi), 124 pontos
2 Augusto Farfus (BMW), 91 pontos
3 Christian Vietoris (Mercedes-Benz), 71 pontos
4 Robert Wickens (Mercedes-Benz), 70 pontos
5 Bruno Spengler (BMW), 67 pontos
6 Gary Paffett (Mercedes-Benz), 65 pontos
7 Mattias Ekström (Audi), 44 pontos
8 Marco Wittmann (BMW), 39 pontos
9 Jamie Green (Audi), 35 pontos
10 Dirk Werner (BMW), 26 pontos
11 Joey Hand (BMW), 26 pontos
12 Adrien Tambay (Audi), 22 pontos
13 Timo Scheider (Audi), 22 pontos
14 Daniel Juncadella (Mercedes-Benz), 20 pontos
15 Timo Glock (BMW), 15 pontos
16 Filipe Albuquerque (Audi), 12 pontos
17 Martin Tomczyk (BMW), 10 pontos
18 Roberto Merhi (Mercedes-Benz), 8 pontos
19 Miguel Molina (Audi), 8 pontos
20 Edoardo Mortara (Audi), 3 pontos
21 Pascal Wehrlein (Mercedes-Benz), 3 pontos
22 Andy Priaulx (BMW), 2 pontos

Classificação das fábricas

1 BMW, 276 pontos
2 Audi, 267
3 Mercedes-Benz, 237

Classificação das equipes

1 STIHL/AMG Mercedes, 141 pontos
2 Audi Sport Team Phoenix, 132 pontos
3 BMW Team RBM, 117 pontos
4 BMW Team Schnitzer, 93 pontos
5 Audi Sport Team Abt Sportsline, 79 pontos
6 EURONICS/THOMAS SABO Mercedes AMG, 73 pontos
7 BMW Team MTEK, 54 pontos
8 Audi Sport Team Abt, 44 pontos
9 stern/AMG Mercedes, 23 pontos
10 Audi Sport Team Rosberg, 15 pontos
11 BMW Team RMG, 12 pontos

Estatíticas da Audi no DTM (desde 1990)

Títulos: 8 (em 16 temporadas)
Vitórias: 65 (em 206 corridas)
Pole positions: 71 (em 170 classificações)
Melhores voltas: 56 (em 206 corridas)

Todos os vencedores em Zandvoort desde 2001

2001 Uwe Alzen (Mercedes-Benz)
2002 Mattias Ekström (Abt-Audi)
2003 Christijan Albers (Mercedes-Benz)
2004 Mattias Ekström (Audi)
2005 Gary Paffett (Mercedes-Benz)
2006 Tom Kristensen (Audi)
2007 Martin Tomczyk (Audi)
2008 Mattias Ekström (Audi)
2009 Gary Paffett (Mercedes-Benz)
2010 Gary Paffett (Mercedes-Benz)
2011 Mike Rockenfeller (Audi)
2012 Edoardo Mortara (Audi)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.