DTM faz várias mudanças nas regras para 2014

segunda-feira, 14 de abril de 2014 às 12:39

Augusto Farfus

A DTM introduziu uma série de mudanças em suas regras esportivas para a temporada de 2014, incluindo uma redução no número de pitstops obrigatórios e a introdução do lastro de desempenho.

Nas corridas, o número de pitstops obrigatórios foi reduzido de dois para um, com a proibição de paradas no primeiro terço da corrida, ou durante um período de safety car.

Haverá também novos limites para o uso de pneus option da Hankook, com borracha mais macia que só podem ser utilizados no máximo 50 por cento da corrida, numa tentativa de simplificar estratégias e tornar as corridas mais fáceis para os fãs acompanharem.

O lastro de desempenho também terá seu papel na nova temporada, com o piloto vencedor, bem como todos os pilotos da fábrica vencedora que terminarem no top 10, sendo obrigados a carregar um extra de 5 kg na próxima corrida.

Os pilotos da fábrica vencedora que estiverem fora do top 10 terão uma penalização de 2,5 kg.

Os pilotos da segunda melhor fábrica ficarão com o mesmo peso na próxima corrida, enquanto os pilotos da terceira melhor fábrica perderão 2,5 kg se estivessem dentro do top 10, ou 5 kg, se terminaram em 11º lugar ou pior.

A classificação para as corridas agora seguirão o mesmo sistema da Formula 1, com três segmentos, ao invés de quatro utilizado no ano passado.

O Q1 será uma sessão de 13 minutos, após a qual os cinco pilotos mais lentos serão eliminados. Em seguida, uma sessão de Q2 de 11 minutos irá determinar quais os oito pilotos que disputarão a pole no Q3, que também terá 11 minutos de duração.

Outras mudanças incluem a capacidade de usar o DRS até o fim da corrida, e um novo limite de dois motores de substituição por fabricante, um aumento do único permitido no ano passado.

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