DTM – Augusto Farfus larga em 10º na despedida da temporada
sábado, 19 de outubro de 2013 às 13:39A temporada 2013 do DTM chega ao seu final neste fim de semana, com a disputa da décima etapa, no tradicional circuito de Hockenheim. Neste sábado (19), os 22 pilotos do grid foram à pista pela manhã, para 90 minutos de treino livre, e, durante a tarde, para a sessão classificatória que definiu o grid de largada da prova derradeira do campeonato. Augusto Farfus não conseguiu repetir a ótima performance em classificações ao longo do ano. Presença no Q4 em sete das dez etapas do certame, o curitibano do BMW Team RBM teve um desempenho razoável em Hockenheim e garantiu a décima posição no grid, que teve suas principais colocações dominadas pela montadora bávara, que dominou o último segmento do treino, posicionando nada menos que quatro carros. A pole-position ficou com o canadense Bruno Spengler, do Team Schnitzer.
Pela manhã, Augusto cravou o 18º tempo. Depois que sua equipe — que briga pelo título da temporada com o Audi Sport Team Phoenix — trabalhou em ajustes no carro, o brasileiro voltou bem para a classificação, na parte da tarde. No início do Q1, sua primeira volta rápida foi em 1min34s567. Depois, Farfus recolheu de volta para os boxes. Quando restavam quatro minutos para o fim da sessão, o curitibano voltou à pista para cravar uma volta voadora e, com 1min33s891, assegurou sua ida à segunda fase da classificação com o 13º lugar do primeiro segmento do treino.
Tão logo o início do Q2 foi autorizado, Augusto voltou à pista e assinalou 1min33s437, dando um passo importante para garantir um lugar entre os dez primeiros e ir ao Q3. O brasileiro ficou com a sétima marca desta equilibrada parte da sessão, ficando só a 0s143 atrás do líder, Mattias Ekström, da Audi.
No Q3, Augusto registrou apenas uma volta rápida, no começo desta parte da sessão, ao cravar 1min34s247. O tempo acabou não sendo bom, visto que seus oponentes logo quebraram esta marca. No fim da sessão, Farfus retornou à pista para fazer mais uma tentativa, mas, ao ver que não conseguiu melhorar seu tempo, abortou a volta e retornou aos boxes. O brasileiro, que vai largar na décima colocação em Hockenheim, entende que a posição no alinhamento inicial não reflete a performance do seu BMW M3 DTM, mas está confiante para encontrar o melhor ritmo de corrida no domingo.
Spengler assegurou a pole-position ao registrar 1min33s443 no Q4. Dirk Werner, companheiro de equipe do canadense, divide a primeira fila, com Andy Priaulx largando em terceiro, ao lado de Timo Glock. Mike Rockenfeller, novo campeão do DTM, larga ao lado de Farfus, na nona posição. A última corrida de 2013 está prevista para ter largada às 10h (horário brasileiro de verão) e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.
Augusto Farfus:
“Não conseguimos encontrar o balanço ideal do carro na tomada de tempos, mas o resultado em si não reflete nosso verdadeiro potencial, que é muito melhor que décimo. Acabamos seguindo um caminho que privilegia muito mais a corrida do que a tomada de tempos em si, então as perspectivas são ótimas. Estamos confiantes para amanhã. Temos de ter uma boa largada, uma boa estratégia, e tudo pode acontecer. Acredito que temos tudo para fazer uma boa corrida.”
augusto farfus, bmw, certame, DTM, etapas, fim de semana, hockenheim, temporada 2013, treino
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.