DTM – Audi e Rockenfeller comemoram título antecipado

domingo, 29 de setembro de 2013 às 14:31

Mike Rockenfeller

O campeão do DTM (campeonato alemão de turismo) neste ano pilota um Audi. Na penúltima etapa da temporada, Mike Rockenfeller assegurou, por antecipação, o título de pilotos a bordo do Audi RS 5 DTM que leva as cores da Schaeffler. Além disso, diante dos 41 mil espectadores que passaram pelo autódromo de Zandvoort, na Holanda, durante o fim de semana, o Audi Sport Team Phoenix assumiu a liderança no campeonato de equipes.

“A Audi ‘faz’ um campeão do DTM pela nona vez na história, e pela quinta vez nos últimos sete anos. Isso prova novamente nosso lema “Vorsprung durch Technik” (Liderança através da tecnologia) e o desempenho impressionante dos nossos modelos RS”, comentou o presidente mundial da Audi AG, Rupert Stadler, que acompanhou a decisão do título de perto, em Zandvoort. “Estamos competindo contra dois concorrentes muito fortes no DTM. Por isso cada membro do time pode ficar muito orgulhoso dessa conquista”, finalizou.

No próximo dia 20 de outubro, quando o DTM encerra sua temporada com a corrida em Hockenheim, na Alemanha, Mike Rockenfeller chegará para a disputa com 26 pontos de vantagem – e não pode mais ser alcançado na tabela de pontos. O título antecipado começou a ser construído ainda na primeira volta da corrida deste domingo em Zandvoort, quando Rockenfeller tomou a segunda posição do pole position, Marco Wittmann e se posicionou atrás do brasileiro Augusto Farfus – o único que podia adiar a decisão.

Depois de pressionar a BMW do brasileiro durante a primeira parte da corrida, enquanto usava pneus macios, Rockenfeller passou a trabalhar por garantir o segundo posto quando colocou os pneus mais duros. E contou com o trabalho em equipe junto de Timo Scheider, que colocou outro Audi na terceira posição e serviu de escudo para o líder do campeonato. Nem mesmo a entrada do safety car nas voltas finais da corrida mudou as posições da frente. Farfus venceu a corrida, Rockenfeller ficou em segundo e Scheider, em terceiro.

“Garantir o título com uma corrida de antecipação é fantástico. Acho que ainda vai levar um tempo para ‘cair a ficha’ que conseguimos”, disse o novo campeão do DTM, logo após a prova. “Quero agradecer a Audi, ao Audi Sport Team Phoenix e ao Timo (Scheider), que foram importantíssimos nessa conquista de hoje. Com pneus macios eu era bastante rápido no início, mas depois que o Augusto (Farfus) fez o primeiro pit stop, eu já não conseguia acompanhá-lo tão de perto. Com pneus duros eu não tinha o mesmo desempenho, mas foi o suficiente para ficar em segundo. Estou muito orgulhoso da Audi e de toda a equipe. Depois de toda a dificuldade do ano passado, trabalhamos muito no inverno e melhoramos o carro. Ser rápido e consistente em todas as etapas foi a chave para essa conquista.”, completou Rockenfeller.

Timo Scheider, no Audi RS 5 DTM AUTO TEST da equipe Audi Sport Team Abt Sportsline, conquistou seu primeiro pódio do ano, justamente em sua pista favorita. O bicampeão do DTM adotou uma estratégia de parar cedo nos boxes para trocar os pneus mais duros pelos mais macios e isso foi determinante para que ele ganhasse as posições de Rockenfeller e Marco Wittmann. Depois da segunda parada, cedeu o segundo posto ao companheiro de equipe e o seguiu de perto até a bandeirada final.

Mattias Ekström, no Audi RS 5 DTM Red Bull, teve uma corrida eletrizante. Ele guardou os pneus macios para o último trecho da prova e, com ultrapassagens espetaculares – três delas na última volta -, o sueco terminou na quarta posição.

Adrien Tambay (Audi ultra RS 5 DTM), Filipe Albuquerque (Audi Financial Services RS 5 DTM/Audi Sport Team Rosberg) e Miguel Molina (Audi RS 5 DTM) terminaram, respectivamente, em sexto, oitavo e décimo. Assim, tiveram papel importante para que a Audi assumisse a liderança no campeonato de fabricantes, agora com 325 pontos – contra 317 da BMW e 239 da Mercedes-Benz. Na classificação de equipes, a Audi Sport Team Phoenix vai para a etapa decisiva com três pontos de vantagem sobre a BMW Team RBM.

“Parabéns e um sincero ‘obrigado’ ao Mike (Rockenfeller), a Audi Sport Team Phoenix e a todo o time da Audi”, disse Dieter Gass, que assumiu a chefia da marca das quatro argolas no DTM em 2013. “Mike já campeão e nosso time está liderando as tabelas de fabricantes e de equipes. Acho que não podíamos desejar mais que isso. Mike é um campeão digno, por quê não cometeu erros mesmo quando estava sob pressão hoje. Timo fez um ótimo trabalho em equipe e mereceu estar no pódio, e a recuperação de Mattias foi sensacional. Temos muitas razões para comemorar esta noite e é o que vamos fazer. ‘Obrigado’ a todos em Ingolstadt e Neckarsulm, e a todas as equipes e fornecedores que fizeram este título do DTM ser possível para a Audi”, finalizou.

Confira como terminou a etapa de Zandvoort do DTM e como fica a classificação da temporada:

Resultado – 9ª etapa – Zandvoort

1- Augusto Farfus (BMW M3 DTM), 44 voltas em 1h13min26s294
2- Mike Rockenfeller (Audi RS 5 DTM), a 1s603
3- Timo Scheider (Audi RS 5 DTM), a 2s149
4- Mattias Ekström (Audi RS 5 DTM), a 3s383
5- Marco Wittmann (BMW M3 DTM), a 3s652
6- Adrien Tambay (Audi RS 5 DTM), a 3s834
7- Joey Hand (BMW M3 DTM), a 4s444
8- Filipe Albuquerque (Audi RS 5 DTM), a 5s060
9- Gary Paffet (Mercedes-Benz AMG C-Coupé), a 6s795
10- Miguel Molina (Audi RS 5 DTM), a 7s023
11- Matin Tomczyk (BMW M3 DTM), a 7s397
12- Pascal Wehrlein (Mercedes-Benz AMG C-Coupé), a 7s415
13- Jamie Green (Audi RS 5 DTM), a 8s068
14- Edoardo Mortara (Audi RS 5 DTM), a 9s992
15- Christian Vietoris (Mercedes-Benz AMG C-Coupé)), a 10s596
16- Robert Wickens (Mercedes-Benz AMG C-Coupé), a 11s117
17- Daniel Juncadella (Mercedes-Benz AMG C-Coupé), a 11s558
18- Timo Glock (BMW M3 DTM),a 12s043
19- Andy Priaulx (BMW M3 DTM), a 12s890
20- Bruno Spengler (BMW M3 DTM), a 21s301
21- Dirk Werner (BWM M3 DTM), a 7 voltas

Os 10 primeiros do campeonato a uma etapa do fim

1- Mike Rockenfeller, 142 pontos
2- Augsuto Farfus, 116
3- Christian Vietoris, 71
4- Robert Wickens, 70
5- Bruno Spengler, 67
6- Gary Paffet, 67
7- Mattias Ekström, 56
8- Marco Wittmann, 49
9- Timo Scheider, 37
10- Jamie Green, 37

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.