Domenicali indica que Imola deverá sair do calendário da F1

terça-feira, 15 de abril de 2025 às 9:31

GP da Emilia Romagna

Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, disse que em breve precisará tomar uma decisão sobre o futuro do GP da Emilia Romagna.

O contrato atual de Imola termina após a edição de 2025 da corrida, deixando seu futuro incerto, principalmente porque a Itália sedia dois dos 24 eventos do calendário.

Com o GP da Itália em Monza garantido pelo menos até 2031, Imola é a escolha natural para abrir caminho enquanto a F1 busca se expandir para novas regiões e territórios, como África e Tailândia.

“A Itália sempre representou e representará no futuro uma parte importante da F1”, declarou Domenicali ao Gazzetta dello Sport.

“Será cada vez mais difícil ter dois GPs no mesmo país porque o interesse pela F1 está crescendo e é uma situação que teremos de enfrentar nos próximos meses. É difícil que Imola e Monza continuem juntas no calendário por muito mais tempo”.

“Do ponto de vista humano, não será fácil, mas tenho de exercer um papel internacional que me coloca diante de muitas solicitações no mundo todo de países emergentes que podem permitir o crescimento da F1. É uma avaliação que em breve precisarei resolver como uma escolha definitiva”.

Depois de sediar o GP de San Marino entre 1981 e 2006, Imola retornou ao calendário da F1 durante a pandemia em 2020. Domenicali, natural de Imola, foi rápido em destacar como o local se apresentou em um momento difícil.

“Não esqueço que Imola respondeu em um momento de grande dificuldade, o da covid”, explicou ele. “Quando houve necessidade de encontrar novos lugares, eles responderam imediatamente com o entusiasmo e a capacidade de uma cidade inteira”.

Ainda não está claro se Imola se tornará um circuito rotativo no calendário da F1, como deve acontecer com Spa-Francorchamps nas próximas temporadas.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.